Abertura do Agosto Lilás 2021

Publicado em: 06/08/2021 17:32 | Fonte/Agência: Assessoria de Imprensa | Autor: Priscylla C. Silva

Abertura do Agosto Lilás 2021

Fotos: Wender Correa

A Prefeita de Jardim, Dra. Clediane Matzenbacher, acompanhada da Coordenadora de Políticas Públicas para as Mulheres, Ana Claudia Pleutin, abriu as atividades em alusão ao “Agosto Lilás”, campanha de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher, com a entrega do Selo Social “Prefeitura Amiga da Mulher” para as idealizadoras do projeto vencedor “Dona de Mim”, a Psicóloga Daniely Lopes da Silva e a Assistente Social Roselaine Seixas Romero.

O Selo Social existe desde 2018, mas foi a primeira vez que o município de Jardim inscreveu projetos para a campanha da Subsecretaria de Políticas Públicas para as Mulheres do Governo do Estado.

Esse ano de 2021, segundo a Coordenadora Ana Cláudia, o tema busca abarcar todos nesse enfretamento e, principalmente, conscientização da importância de combater a violência.

“Com o marco dos 15 anos da Lei Maria da Penha [Lei 11.340 de 7 de agosto de 2006], a campanha do agosto lilás desse ano quer debater com toda sociedade, inclusive com homens vítimas de violência doméstica, a importância da denúncia e a conscientização dos ciclos de violência”, comentou Ana Claudia.

O evento contou com a presença de diversas autoridades: Dra. Andrea Nardon, Defensora Pública; Dra. Izabel Ribeiro, Assessora Jurídica da Câmara Municipal de Jardim; Dra. Marina Lemos Monteiro Conceição, Delegada Titular da Delegacia à Mulher (DAM); Cabo Rosane Cabreira, Coordenadora  do Programa Mulher Segura (Promuse); Dra. Allana Mariele Mazaro Zarelli, Representante da Polícia Rodoviária Federal, Eunice Cartonilho; além de secretários municipais e outras autoridades da cidade.

As atividades oficiais do mês de agosto começam nessa sexta-feira (6) e contará com atividades na área urbana e rural da cidade, além de rodas de conversas com parceiros privados e órgãos públicos.

O Projeto Dona de Mim

Desenvolvidos pela equipe técnica do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) em 2020, o projeto “Dona de Mim” já atendeu dezenas de mulheres assistidas em acompanhamento familiar pelo Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família – PAIF - com faixa etária de 16 a 59 anos.

As idealizadoras Daniely, Roselaine e Samela afirmam que o objetivo do projeto é promover ações coletivas que visam o diálogo, a troca de experiência e valores, bem como a discussão de situações externas que afetam a família e a comunidade, garantindo assim o direito das mulheres e crianças.

Selo Social “Prefeitura Amiga da Mulher”

O Selo foi criado por meio do Decreto nº 14.961, de 8 de março de 2018, com a proposta de fomentar políticas públicas de combate à violência doméstica e familiar contra a mulher. Com a premiação, o Governo fomenta a discussão sobre a necessidade de os agentes públicos desenvolverem políticas públicas de combate aos preconceitos e discriminações contra mulheres e meninas. Além disso, o Estado incentiva o associativismo, o cooperativismo e o empreendedorismo, considerando as especificidades e as potencialidades dos municípios.