Prefeitura de Jardim e Forças de Segurança anunciam reforço nas escolas

Publicado em: 12/04/2023 13:50 | Fonte/Agência: Assessoria de Comunicação | Autor: Fabio Pellegrini

Prefeitura de Jardim e Forças de Segurança anunciam reforço nas escolas

A Prefeitura de Jardim anunciou na manhã desta quarta-feira (12 de abril), ação conjunta com a Polícia Militar e a Polícia Civil por meio de medidas preventivas de segurança com o objetivo de garantir a ordem e a tranquilidade na comunidade escolar em meio a onda de boatos e fake news que sugerem possíveis atos de violência em escolas.

Ficou estabelecido que a Prefeitura fará contratação de segurança privada para as creches e escolas municipais, o 11º Batalhão de Polícia Militar intensificará a ronda da Patrulha Escolar e a Polícia Civil anunciou um canal de comunicação direto com diretores das escolas para recebimento de informações que serão verificadas com o banco de dados da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp).

Além disso, ficou estabelecido que as reuniões entre pais e mestres se intensifiquem, de forma a criar maior proximidade entre a comunidade escolar, melhorando a comunicação entre pais de alunos e a escola.

A prefeita Clediane anunciou em vídeo - por estar em viagem por ocasião de compromisso oficial relacionado à Rota Bioceânica, na Argentina - a contratação de segurança privada para as escolas e creches do município e a criação de projeto de lei para formação de Guarda Municipal: “Como mãe e gestora, anuncio essas medidas preventivas a administrativas”, além da parceria com as polícias Civil e Militar.

O major Garcia, subcomandante do 11º BPM, deixou claro que a população pode ter certeza que em caso de ameaça real, as Forças de Segurança estarão prontas para intervir: “Também temos nossos filhos nas escolas, temos um planejamento determinado pelo comando da PMMS para intensificar o patrulhamento escolar e o policiamento preventivo. Pedimos calma aos pais e aos professores e que não difundam notícias falsas”, referindo-se a mensagens e postagens de redes sociais que façam menções a atos violentos em escolas.

O delegado regional de Polícia Civil, Amylcar Romero, disse que até hoje não houve ameaça concreta às escolas de Jardim, e que a Policia Civil está monitorando pessoas propensas a atos criminosos, “Além de que 99% das informações que chegam são falsas, os chamados trotes”.

Segundo ele, foram averiguadas quatro situações que não passaram de brincadeiras de mal gosto entre adolescentes, mas que pais e menores foram chamados e ouvidos.

Foi anunciada também maior presença policial nas escolas por meio de palestras sobre diversos temas.

O comandante do 11º BPM, tenente-coronel Paiva, garantiu que as 13 instituições de ensino do município estão sendo monitoradas pela Polícia Militar e que todo o efetivo está sendo empenhado para garantir a tranquilidade da população.

A reunião ocorrida no Centro de Convenções envolveu diretores de escolas, o secretário de Governo, Luiz Miguel F. Nascimento; a secretária de Educação, Carla Gabrielly; o comandante do 11º BPM, tenente-coronel Paiva; o vereador César Nogueira; o procurador-geral do município, Tom Baltha; o secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Eduardo Nardon; o prefeito de Guia Lopes da Laguna, Jair Scapini; entre outras autoridades.