Cultura e Turismo: Prefeitura de Jardim construindo o futuro

Publicado em: 09/04/2014 00:00 | Fonte/Agência: | Autor: 2

dfgh   A Prefeitura Municipal de Jardim através do Departamento de Turismo e Cultura, que tem à frente o diretor Wilson Molina de Brito e a assessoria das turismólogas Cristina Figueiroa, Fernanda Pinheiro e Juliana Vareiro, participou no último dia 25/03 da primeira reunião ordinária do Conselho Gestor do Geopark Bodoquena-Pantanal, no auditório da Governadoria, em Campo Grande, que contou com a presença do governador do Estado, André Puccinelli. Na ocasião foram apresentadas as ações realizadas em 2013 e discutidos os programas para a gestão do território do Geopark Bodoquena Pantanal, onde foi apresentada a situação dos núcleos de Nioaque com as pegadas dos dinossauros e Corumbá, com o fóssil da Corumbella. A Prefeitura de Jardim através da Fundação de Turismo faz parte do Conselho Gestor do Geopark, que é um conceito novo que vem sendo divulgado e implementado por ações através das Fundações de Ciência e Tecnologia (FUNDECT), Cultura (FCMS) e Turismo (FUNDTUR) de Mato Grosso do Sul e IMASUL em parceria com IPHAN, as Instituições de Ensino Superior (federal e estadual) e pelas prefeituras dos 13 municípios: Anastácio, Aquidauana, Bela Vista, Bodoquena, Bonito, Caracol, Corumbá, Guia Lopes da Laguna, Jardim, Ladário, Miranda, Nioaque e Porto Murtinho. gh   Kit Músicos do MS No dia 27/03, no auditório da Governadoria, o Departamento de Turismo e Cultura recebeu o kit “Músicos de MS”, com 20 CDs de cantores, grupos e bandas sul-mato-grossenses. A doação foi realizada pelo governo do Estado, por meio da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), com a presença do governador André Puccinelli do presidente da FCMS, Américo Calheiros. Os 20 títulos que compõem o kit “Músicos de MS” representam a contrapartida prevista aos projetos de gravação de CD feitos com recursos do Fundo de Investimentos Culturais (FIC). De acordo com o edital do FIC, a cada 1 mil CDs produzidos, 10% (100) têm de ser destinados à Fundação de Cultura. A instituição, a partir daí, faz a destinação exigida em nível de prestação de contas, faz a separação para a reserva técnica e doa o restante para entidades culturais e educacionais sul-mato-grossenses. Para esta entrega foram selecionados discos gravados nos últimos dois anos e meio. Além do kit com 20 CDs, as 82 entidades e órgãos contemplados receberam ainda os DVDs “Orquestra jovem da Fundação Barbosa Rodrigues”; “Unidos pelo prazer de cantar chamamé”; “Vozes da Dança”, além de mais cinco discos, de artistas diversos.   Conferência do Ecoturismo e Turismo Sustentável 2014 Já no dia 1º de abril, o departamento de Turismo e Cultura esteve representado no Lançamento da Conferência de Ecoturismo e Turismo Sustentável 2014 (ESTC14 - Ecotourism and Sustainable Turism Conferece), no auditório da Governadoria do Estado, em Campo Grande. A Conferência de Ecoturismo e Turismo Sustentável acontecerá de 26 a 30 de abril, em Bonito. Considerada a mais importante do segmento de ecoturismo do mundo, é focada no avanço das metas de sustentabilidade para a indústria do turismo, na promoção das políticas e práticas que beneficiem as empresas e as comunidades. A ESTC ajuda a reforçar o papel do turismo na construção de um futuro mais sustentável. A Conferência é realizada pela Sociedade Internacional de Ecoturismo (Ties - International Ecotourism Society), em parceria com o Governo do Estado, através da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul, e com apoio da Embratur, da Prefeitura de Bonito e do Conventions Bureau de Bonito. O evento internacional é realizado pela primeira vez no Brasil e é uma chance única para intercâmbio de informações e troca de experiências entre o turismo nacional e o mundo. Para o diretor de Turismo e Cultura de Jardim, Wilson Molina de Brito, é importante que o departamento sempre esteja representado nestes encontros de Turismo no Estado. “O prefeito Erney tem valorizado o Turismo e a Cultura em sua administração, realizando bons eventos e divulgando nossas belezas naturais. A participação de nossa equipe nesses encontros e seminários demonstra o trabalho de nossa gestão”, afirmou Wilson.