Governo de Jardim e MDA montam estratégias do Plano Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural

Publicado em: 05/06/2014 00:00 | Fonte/Agência: | Autor: 2

DSC04571 O Secretário de Desenvolvimento Econômico de Jardim, Hélio Tadeu Ruiz reuniu, no dia 05 de junho, representantes das secretarias municipais de Saúde, Assistência Social, Educação e Planejamento Econômico, com representantes do Ministério de Desenvolvimento Agrário – MDA e do INCRA, com o objetivo de realizar os ajustes finais para a Ação Social que acontece no dia 06, sexta-feira, que oferecerá uma série de serviços para a população de Jardim. DSC04572 Criado em 2004, o Programa Nacional de Documentação das Trabalhadoras Rurais (PNDTR) é uma ação fundamental para a inclusão social e produtiva das trabalhadoras rurais, na reforma agrária e na agricultura familiar. A ação se baseia na emissão gratuita de documentos civis, trabalhistas e jurídicos, através dos mutirões itinerantes de documentação. O programa também realiza ações educativas, com objetivo de esclarecer as beneficiárias sobre o uso de documentos, bem como apresentar as políticas públicas e orientar quanto ao seu acesso. É realizado pela Delegacia Federal do Desenvolvimento Agrário – MS através da Superintendência Regional de MS – SR 16 e acontece em parceria com a Prefeitura Municipal. DSC04576 Em Jardim a ação, que tem a colaboração do Departamento de Agropecuária nas questões de logística, acontecerá no dia 06, sexta-feira, na Escola Municipal Chaquib Kadri, das 8 horas até às 16 horas. Pelo programa, serão oferecidos os serviços de emissão de CPF, carteira de trabalho, atendimento do ISS e fotos 3 por 4. Além disso, a prefeitura oferecerá no dia os serviços de corte de cabelo, manicure, informações sobre o sistema de empréstimo para o Micro Produtor através do Banco da Gente; Bolsa Família (informações do CAD único, apresentação do CRAS Volante); informações sobre geração de emprego através do CIAT; artesanato do Programa Arte de Aprender; PROCON; Saúde Pública; Cartão SUS; Medição de Pressão Arterial; Teatro sobre saúde bucal; informações sobre o Programa de Coleta Seletiva Solidária e sobre os pontos turísticos de Jardim.