Governo do Estado estende políticas públicas para as mulheres em Jardim-MS

Publicado em: 15/03/2017 12:08 | Fonte/Agência: Assessoria de Comunicação | Autor: Tharyana Durigon

Governo do Estado estende políticas públicas para as mulheres em Jardim-MS

Foto: Marcos Barros

Na manhã desta quarta-feira (15), foi realizada na Câmara Municipal de Jardim a palestra: O Protagonismo das Mulheres Sul-Mato-Grossenses – empoderamento e empreendedorismo, uma ação do governo do Estado.

A subsecretária de Políticas Públicas para Mulheres do Estado de Mato Grosso do Sul, Luciana Azambuja Roca, está à frente das ações voltadas para o público feminino no estado. E, segundo ela, neste ano a ideia é estender os projetos para o interior. “Uma sociedade igualitária não se faz sem nós reconhecermos a importância da mulher na sociedade. E é por isso que agora estaremos atuando em todas as regiões”, disse a subsecretária.

A ocasião, contou com a presença das primeiras-damas de várias cidades do sudoeste do estado: Nioaque-MS, Porto Murtinho-MS, Bonito-MS, Guia Lopes-MS e Bela Vista-MS. A primeira-dama de Jardim-MS, Robertha Peixoto, destacou a importância da presença e participação de cada uma na palestra. “Nós temos que incentivar e mostrar para as mulheres da nossa cidade que elas podem e devem correr atrás e conquistar aquilo que desejam. Nós somos capazes!”.

De acordo com dados do site do Sebrae, no Centro-Oeste, o percentual de mulheres empreendedoras chega a 58,6%. Quando são analisadas as empresas mais consolidadas no mercado, 43,2% delas são geridas por mulheres.

“Fui educado para que os gêneros sempre fossem iguais, e em casa, junto com a Robertha, passamos esses valores para o nosso casal de filhos. Porém, apesar de todo o espaço que as mulheres vêm conquistando, nós sabemos que na história do mundo a mulher foi tratada como um ser ‘inferior’ ao homem. E esse pensamento ainda se faz presente, o que gera inúmeros preconceitos contra a mulher e, principalmente, a violência.”, disse o prefeito Guilherme Monteiro (PSDB).

O prefeito aproveitou, ainda, para agradecer o governo do Estado por estender esta iniciativa para o interior de Mato Grosso do Sul. Enquanto a subsecretária completou e reforçou o compromisso desta atuação. “Enquanto morrerem mulheres pelo simples fato de serem mulheres, temos que ter políticas para cuidar disso”.