Atendimento: 2ª a 6ª feira 08h00 às 11h00 (Horário MS)
(67) 3209-2500

Acessibilidade

A+
A-

Temperatura

Academia da Saúde promove bem-estar e atividade física para os moradores de Jardim


Publicado em: 11/08/2017 10:51 | Fonte/Agência: Assessoria de Comunicação/Prefeitura Municipal de Jardim | Autor: Assessoria de Comunicação

Academia da Saúde promove bem-estar e atividade física para os moradores de Jardim

Foto: Marcos Barros

A Prefeitura Municipal de Jardim, através da Secretaria de saúde, realiza o programa “Academia da Saúde”, com atendimentos diários e gratuitos a toda população jardinense em sua estrutura localizada no parque das Araras.

O objetivo principal do programa é melhorar a qualidade de vida e o bem-estar da população através da prática do exercício físico, da boa alimentação e do acesso à rede municipal de saúde. Todas as atividades são acompanhadas por um profissional de educação física e não tem custo algum. Além da realização dos exercícios, são oferecidas aulas teóricas, sobre a importância de uma alimentação balanceada, de como os exercícios auxiliam na rotina dos alunos, até mesmo nos afazeres domésticos e na melhoria da disposição do dia a dia.

O professor-personal Rony Frazão nos explicou como é a rotina da Academia: “As aulas são iniciadas com alongamento e com aquecimento, nós utilizamos a caminhada para dar início as outras atividades aeróbicas e anaeróbicas. Atividades aeróbicas são as que, através de movimentos rápidos, realizam a oxigenação das células musculares e tem um elevado gasto calórico. Nesta seção de atividades, realizamos:

- Agachamento livre,

- Agachamento livre seguido de salto,

- Polichinelo,

- Corrida.

Já as atividades anaeróbicas, trabalham diversos grupos musculares do nosso corpo, durante um determinado e constante período de tempo, de forma contínua. Ou seja, são exercícios com alta intensidade, que exigem resistência e força. Na academia da saúde, praticamos:

- Agachamento isométrico,

- Abdominal elevação de quadril,

- Abdominal elevação de pernas,

- Abdominal Prancha,

- Prancha Lateral.

Todos os exercícios são realizados com inspeção, para que haja a execução correta do movimento por todos os alunos, evitando lesões e possíveis dores desnecessárias. Por ser aberta a toda a população, os frequentadores da Academia da Saúde possuem diferentes faixas etárias, então cada um realiza os movimentos de acordo com a sua capacidade e o seu limite.

Temos vários relatos de alunos que, com a frequência nas aulas e a prática dos exercícios tem se sentido mais dispostos, e também alguns que, antes se queixavam de dores, hoje sentem se muito melhores, é uma evolução significativa e que mostra os resultados do nosso trabalho” destacou o professor.

Semanalmente o educador lança um desafio às alunas, “um bolão” semanal, a que emagrece mais no período estipulado ganha o dinheiro total e um certificado de meta atingida.

Entenda melhor a Academia da Saúde.

O Programa adota uma concepção ampliada de saúde e estabelece como ponto de partida o reconhecimento do impacto social, econômico, político e cultural sobre a saúde. Por isso, apesar do nome, o Programa não se restringe a realização de práticas corporais e atividades físicas e promoção da alimentação saudável. Nesse sentido, a Portaria nº 2.681 estabelece oito eixos em torno dos quais as atividades do polo devem ser desenvolvidas: práticas corporais e atividades físicas, promoção da alimentação saudável, mobilização da comunidade, educação em saúde, práticas artísticas e culturais, produção do cuidado e de modos de vida saudável, práticas artísticas e culturais, produção do cuidado e de modos de vida saudável, práticas integrativas e complementares, e planejamento e gestão.  

“A atividade física diária melhora a disposição, o humor e previne uma série de doenças como o diabetes e a hipertensão, pensando nisso a secretaria municipal de saúde estabeleceu a Academia da Saúde, o Prefeito Guilherme Monteiro comprou a ideia e tem nos incentivado e apoiado bastante” aponta Marcelly Trindade, secretária de saúde de Jardim.