Março Lilás: Dia D da prevenção ao Câncer do Colo do Útero em 5 Unidades de Saúde

Publicado em: 09/03/2022 11:20 | Fonte/Agência: Assessoria de Imprensa | Autor: Priscylla C. Silva

Março é um mês importante para a população feminina, pois além de celebrar nesta terça-feira, 8, o Dia Internacional da Mulher, também é dedicado para conscientizar a respeito do câncer do colo do útero, o terceiro tipo de câncer mais frequente na população feminina, segundo o CONASS.

DIA D MARÇO LILÁS

Com o intuito de alertar a população feminina de Jardim e prevenir casos da doença no município, a Prefeitura de Jardim, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizará ações do dia D do Março Lilás nas Unidades de Saúde do Município.

Na próxima terça-feira, 15, das 7h às 11h, das 13h às 19h, serão realizados palestras, exame Papanicolau (preventivo), que detecta alterações nas células do colo do útero, além de solicitações de mamografia e consultas clinicas e orientações para as mulheres.

Os locais da ação serão o ESF I - Dr. Reinaldo de Arruda, no bairro Parque das Araras; ESF II – Dra. Maria de Lourdes dos Reis, na vila Brasil; ESF III - Galton Carvalho Leite, na vila Carolina; ESF IV - Dr. Antonio Luiz Coimbra Grubert, na vila Cohab Aeroporto; e na UBS Nestor Pereira, na vila Angélica.

Segundo Mirela Soncin Ayres, Coordenadora de Atenção Primária em Saúde e Marta de Passos Mendonça, Gerente de Núcleo do Departamento de Atenção Primária, as ações são importantes para prevenção e conscientização devido as condições desse tipo de câncer.  “Inicialmente, o câncer de colo de útero não apresenta sintomas, os sintomas costumam aparecer quando a doença já está no seu estado mais avançado por isso a importância da prevenção e de estabelecer diagnóstico nas fases iniciais para que a gente possa ter êxito no tratamento”.