A população de Jardim pode, desde agosto de 2023, contar com consultas e atendimento de diversas especialidades médicas por meio de telemedicina – uma modalidade de oferta do telessaúde, realizada como parte do projeto Proadi/SUS (Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde) com o Hospital Israelita Albert Einstein.
O programa é uma aliança entre seis hospitais de referência no Brasil e o Ministério da Saúde, com o propósito de apoiar e aprimorar o SUS por meio de projetos de capacitação de recursos humanos, pesquisa, avaliação e incorporação de tecnologias, gestão e assistência especializada.
Neste ano foram quase 300 consultas realizadas em diversas especialidades, como endocrinologia, neurologia, neurologia pediátrica, pneumologia, cardiologia, psiquiatria e reumatologia, entre outras.
Os pacientes são encaminhados pela triagem no ESF onde moram e têm as consultas agendadas. As consultas são feitas em tempo real via intetrnet, com o intermédio presencial do médico Lucas Berigo, clínico-geral especialista em Saúde da Família em Comunidade no ESF 1, no Parque das Araras. A técnica em enfermagem Aretuza Citroni é responsável pelos agendamentos e faz toda a orientação aos pacientes.
O processo é ágil e favorece que pessoas que tem dificuldade de locomoção por questões físicas ou econômicas. Os prontuários e receitas ficam todos arquivados digitalmente e são encaminhados para a central de regulação para agendamentos de novas consultas e exames. “É um avanço que a tecnologia proporciona e beneficia toda a população", afirma a secretária municipal de Saúde, Marcilene de Moraes.