Atendimento: 2ª a 6ª feira 07h00 às 13h00 (Horário MS)
(67) 3209-2500

Acessibilidade

A+
A-

Temperatura

Jardim receberá 5 leitos de UTI


Publicado em: 20/05/2020 18:00 | Fonte/Agência: Governo MS / Divulgação | Autor: Prefeitura de Jardim

Jardim receberá 5 leitos de UTI

O Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, anunciou através da Secretaria de Estado de Saúde (SES) vai implantar cinco leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) na região Sudoeste do Estado para atender pacientes da Covid-19 que venham a necessitar de respiradores pulmonares. Essa medida vai beneficiar os moradores dos municípios de Bela Vista, Bonito, Caracol, Guia Lopes, Jardim e Porto Murtinho. Pelos entendimentos que vem sendo mantidos, a nova estrutura deve ser instalada em Jardim, que é sede da microrregião.

De acordo com o Geraldo Resende (SES), o custeio dos leitos será realizado através de uma parceria entre o governo estadual e o Ministério da Saúde, no qual o governo federal repassa R$ 1,6 mil/dia por leito implantado e o Estado complementa no que for necessário.

“O Ministério da Saúde paga adiantado o valor do custeio por três meses para o Município instalar os leitos de UTI. Da parte do Estado, fazemos complementação caso o valor da média nacional, que é R$ 1,6 mil/dia,  seja ultrapassado. Também ajudamos financeiramente na compra ou locação dos leitos. É assim que estamos fazendo em todos os municípios que estão implantando UTI’s para o combate ao coronavírus”, explica o secretário Geraldo Resende.

A necessidade de implantação de leitos de UTI no Sudoeste do Estado ficou mais evidente a partir da explosão do número de casos de Covid-19.