Agentes de Endemias e de Saúde de Jardim passam por capacitação da SES

Publicado em: 02/06/2023 17:23 | Fonte/Agência: Assessoria de Comunicação | Autor: Fabio Pellegrini

Agentes de Endemias e de Saúde de Jardim passam por capacitação da SES

Os agentes de combate a endemias (ACE) e agentes comunitários de saúde (ACS) de Jardim passaram nesta semana por uma capacitação realizada por técnicos da Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul (SES).

O tema foi o enfrentamento de arboviroses no município, doenças transmitidas por insetos e aracnídeos (aranhas e carrapatos). Dentre elas estão as doenças transmitidas pela picada do mosquito Aedes aegypti, como a dengue, febre pela chikungunya e doença aguda pelo vírus zika.

Os índices dessas doenças em todo o Estado têm aumentado e a SES tem realizado este trabalho nos 79 municípios de MS. Os agentes locais tiveram aulas teóricas e treinamento em campo, visitando domicílios acompanhados pelos técnicos da SES.

A capacitação teórica e prática foi conduzida Mario Matias do Nascimento e Ana Paula Roque Vasquez, técnicos da Gerência de Arboviroses da SES, e participação de Francisco Ports, responsável pelo Núcleo Regional de Saúde.

A programação culminou na quinta-feira (1º de junho) com a audiência pública para enfrentamento de arboviroses no município de Jardim. O palestrante foi o coordenador estadual de vetores da SES, Mauro Lúcio do Rosário, com vasta experiência na área.

Rosário revelou dados do panorama epidemiológico do Estado de Mato Grosso do Sul e mostrou que o cenário não é nada bom: “Somente este ano já são contabilizados 26 óbitos por dengue no Estado. No ano passado foram 22 óbitos no ano todo. A previsão, infelizmente é que este ano cheguem a mais de 60 óbitos se continuar como está.”

Um dos grandes problemas é que a guerra não é somente contra o mosquito da dengue, mas também contra o mosquito da chikungunya, que no futuro poderá trazer ainda mais problemas para a população humana.

Apesar do cenário ruim, Rosário deu importantes orientações ao público presente, que incluiu estudantes e os agentes da Saúde municipal. “Viemos com equipe técnica oferecer capacitação a todos os profissionais de saúde e, principalmente, orientar a população. Os agentes de endemias e de saúde estão fazendo a sua parte, mas isso está sendo insuficiente. Não vamos conseguir alcançar o objetivo se a população não nos ajudar”.

“Infelizmente em quase todas as casas que visitamos encontramos potenciais criadouros dos mosquitos. E esses recipientes são de responsabilidade do morador da casa, do dono do imóvel, se cada um não fizer a sua parte, que é a retirada de resíduos, não vamos vencer essa guerra. Devemos considerar que esses vetores não estão transmitindo só a dengue, mas também a chikungunya. Você poderá ser a próxima vitima se não agir rápido”, detalhou Rosário.

O coordenador de Vigilância em Saúde de Jardim, , Alisson Ribeiro Moreira, agradeceu a vinda da equipe da SES: “Essa capacitação vem para agregar, melhorar, qualificar e relembrar todo o nosso conhecimento sobre arborviroses, de forma a melhorar nossas condições de trabalho, com novas mensagens e ensinamentos, e assim vamos melhorar o atendimento à nossa população em nosso trabalho de campo nas visitas aos domicílios e nas orientações”.

Quem tiver dúvidas ou quiser mais informações sobre como realizar o manejo adequado aos mosquitos transmissores dessas doenças, basta procurar o agente de saúde de seu bairro.