Agentes de Saúde de Jardim finalizam capacitação de dez meses de duração

Publicado em: 04/07/2023 11:09 | Fonte/Agência: Assessoria de Comunicação | Autor: Fabio Pellegrini

Agentes de Saúde de Jardim finalizam capacitação de dez meses de duração

Cinquenta e dois Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE) de Jardim finalizaram a capacitação do Projeto Saúde com Agente, iniciativa do Ministério da Saúde, em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e Prefeitura de Jardim.

Foram três turmas, ao longo de dez meses, que foram capacitadas por formato híbrido (metodologia na qual estudantes vivenciam o processo de aprendizagem por meio das modalidades presencial e a distância), com carga horária de 1.275 horas.

Uma turma com 23 ACEs teve aulas com a enfermeira Elma Fernandes, já duas turmas de 15 e 14 ACSs tiveram com médica-veterinária Sallene Maciel e a nutricionista Érica Efigênio, as três devidamente capacitadas como preceptoras da formação.

“O Programa Saúde com Agente é o maior programa de formação técnica na área da saúde, de forma integrada, do país. O município deu a contrapartida em equipamentos, EPIs, e agora os servidores receberam mais conhecimentos específicos, estão aptos a tirar dúvidas das pessoas, atualizados e podem informar melhor a população”, explica o coordenador da Vigilância em Saúde, Alisson Ribeiro Moreira.

A iniciativa visa melhorar os indicadores de saúde, a qualidade e a resolutividade dos serviços da Atenção Primária aos brasileiros. Também reforça a valorização dos agentes, que desempenham papel relevante como educadores para a cidadania na Saúde, por meio de maior atuação na prevenção e no cuidado das pessoas. O intuito é que esses profissionais tenham um olhar apurado sobre informações coletadas nas residências e saibam melhor orientar os pacientes que necessitam de atendimento.