Quarta é dia de conscientização sobre hepatites virais no ESF 6

Publicado em: 18/07/2023 10:01 | Fonte/Agência: Assessoria de Comunicação | Autor: Fabio Pellegrini

Quarta é dia de conscientização sobre hepatites virais no ESF 6

Foto: Evandro Silva

A Prefeitura de Jardim, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e do Serviço de Atendimento Especializado (SAE), realiza nesta quarta-feira (19 de julho) uma ação do Julho Amarelo, campanha de conscientização quanto às hepatites virais.

A ação ocorre na unidade de Estratégia de Saúde da Família (ESF 6) Dr. Carlito Martins de Oliveira, na vila Angélica 2, das 7h às 11h e das 13h às 17h. Haverá orientações em saúde e testes rápidos.

A secretária municipal de Saúde, Rosi Maciel, convida a população a comparecer: “É importante que as pessoas compareçam para ter conhecimento sobre essas doenças e fazerem o teste rápido, que não dói e o resultado sai na hora. Esperamos vocês!”.

As hepatites virais são um grave problema de saúde pública no Brasil e no mundo. É uma infecção que atinge o fígado, causando alterações leves, moderadas ou graves. Na maioria das vezes são infecções silenciosas, ou seja, não apresentam sintomas. O avanço da infecção compromete o fígado sendo causa de fibrose avançada ou de cirrose, que podem levar ao desenvolvimento de câncer e necessidade de transplante do órgão.

Na maioria das vezes são infecções silenciosas que podem levar ao desenvolvimento de câncer e necessidade de transplante do órgão, podendo até mesmo levar à morte do paciente.

Entretanto, quando presentes, podem se manifestar como: cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.

No Brasil, as hepatites virais mais comuns são causadas pelos vírus A, B e C.

As infecções causadas pelos vírus das hepatites B ou C frequentemente se tornam crônicas. Contudo, por nem sempre apresentarem sintomas, grande parte das pessoas desconhecem ter a infecção. Isso faz com que a doença possa evoluir por décadas sem o devido diagnóstico. O avanço da infecção compromete o fígado sendo causa de fibrose avançada ou de cirrose, que podem levar ao desenvolvimento de câncer e necessidade de transplante do órgão.