Unidades de saúde abrirão aos sábados de agosto e setembro para vacinar toda a família

Publicado em: 11/08/2023 15:07 | Fonte/Agência: Assessoria de Comunicação | Autor: Fabio Pellegrini

Foto: Tania Rego/Agência Brasil

A Prefeitura de Jardim, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde, aderiu ao MS Vacina Mais, programa que busca ampliar a cobertura vacinal em todos os municípios de Mato Grosso do Sul.

Nesse contexto, todas as unidades de saúde do município estarão abertas aos sábados dos meses de agosto e setembro, das 7 horas às 13 horas para vacinação de todas as faixas etárias.

O objetivo é garantir que toda a família seja vacinada e mantenha-se protegida de doenças como a gripe, que a cada ano sofre variações,  e outras que foram consideradas extintas, como sarampo, catapora e meningite, mas que têm ressurgido.

Em Jardim, apenas 55,9% dessa população está vacinada contra a gripe e a meta é atingir no mínimo 90%.

“Essa ação já vem sendo desenvolvida a nível municipal com a abertura dos postos nos finais de semana. Iremos intensificar essa ação mantendo as sete unidades de saúde abertas para ofertar mais de 16 tipos de vacina, inclusive contra pneumonia”, explica a coordenadora de Imunização de Jardim, Claudia Aparecida Tavares de Lima.

A secretária municipal de Saúde, Rosi Maciel, pede que os pais leve crianças e adolescentes às unidades de saúde: “Esta é uma responsabilidade dos pais, pois as crianças e jovens não têm o discernimento para se deslocarem por conta própria. Ressaltamos que todas as vacinas apresentadas são seguras e quando tomadas estimulam o sistema imunológico a proteger a pessoa contra doenças transmissíveis. Importante também levar as crianças de até 5 anos de idade, que são consideradas mais suscetíveis às doenças transmissíveis. Vamos proteger nossas famílias, esperamos vocês!”