Sábado é dia de vacina em todas as unidades de saúde de Jardim

Publicado em: 25/08/2023 15:20 | Fonte/Agência: Assessoria de Comunicação | Autor: Fabio Pellegrini

Sábado é dia de vacina em todas as unidades de saúde de Jardim

A Prefeitura de Jardim, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, atendendo ao Programa Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde e ao programa MS Vacina Mais, da Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul, realiza neste sábado (25 de agosto) mais um dia de vacinação para toda a família.

Todas as unidades de saúde estarão ofertando as vacinas das 7h da manhã à uma da tarde. É necessário levar caderneta de vacinação, identidade ou certidão de nascimento e cartão SUS.

O objetivo é imunizar a população de todas as idades e evitar que doenças imunopreveníveis frequentes há mais de 30, 40 anos, como sarampo, coqueluche, poliomielite, catapora, entre outras, voltem a afligir as famílias, assim como outras doenças, como gripe, covid, entre outras.

“Vacinar é um ato de amor!  Não vamos deixar que doenças já erradicadas no Brasil voltem a assombrar as nossas crianças! Lembrem-se que a saúde é uma responsabilidade de todos nós. Mantenham o cartão de vacinas atualizado! Tragam idosos e crianças para vacinar”, diz a secretária municipal de Saúde de Jardim, Roseneide Maciel.

Segurança

Eventuais reações, como febre e dor local, podem ocorrer após a aplicação de uma vacina, mas os benefícios da imunização são muito maiores que os riscos dessas reações temporárias.

É importante saber também que toda vacina licenciada para uso passou antes por diversas fases de avaliação, desde os processos iniciais de desenvolvimento até a produção e a fase final que é a aplicação, garantindo assim sua segurança. Além disso, elas são avaliadas e aprovadas por institutos reguladores muito rígidos e independentes.

No Brasil, essa função cabe à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), órgão vinculado ao Ministério da Saúde. O acompanhamento de eventos adversos continua acontecendo depois que a vacina é licenciada, o que permite a continuidade de monitoramento da segurança do produto. O Programa Nacional de Imunizações realiza ainda o monitoramento dos eventos adversos pós vacinação de todas as vacinas oferecidas pelo programa, em parceria com a Anvisa.