Combate à sífilis é tema de simpósio em Jardim

Publicado em: 06/10/2023 11:22 | Fonte/Agência: Assessoria de Comunicacao | Autor: Bianca Santos

Combate à sífilis é tema de simpósio em Jardim

Foto: Bianca Santos

Na quinta-feira (5), o Centro de Convenções de Jardim sediou o Simpósio Municipal de Saúde “Fortalecendo as estratégias para a eliminação da transmissão da Sífilis e Sífilis Congênita”.

O evento foi organizado pelo Serviço de Atendimento Especializado da Secretaria Municipal de Saúde, que tem foco em HIV, sífilis e hepatites virais e contou com palestra da médica infectologista Luciene Nogueira Sambrana.

Ela explicou que a sífilis é uma doença silenciosa e de caráter sistêmico. Ela é causada por uma bactéria transmitida por contato sexual. Pode ser transmitida também durante a gestação, com graves consequências, com mortalidade em torno de 40% nas crianças infectadas.  “Se a doença não for tratada, pode evoluir para estágios mais graves acometendo o sistema nervoso central e cardiovascular.”, disse ela.

A coordenadora do Serviço de Atendimento Especializado (SAE) de Jardim, enfermeira Marcela dos Santos, explanou sobre a estratégia para barrar a disseminação da sífilis no município: "Capacitaremos os profissionais de saúde, os agentes comunitários de saúde, enfermeiros e médicos para conscientizar a população a se prevenir das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s)".

Sobre a doença

A sífilis é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST) curável e exclusiva do ser humano, causada pela bactéria Treponema pallidum. Pode apresentar várias manifestações clínicas e diferentes estágios (sífilis primária, secundária, latente e terciária). Nos estágios primário e secundário da infecção, a possibilidade de transmissão é maior. A sífilis pode ser transmitida por relação sexual sem camisinha com uma pessoa infectada ou para a criança durante a gestação ou parto.

A infecção por sífilis pode colocar em risco não apenas a saúde do adulto, como também pode ser transmitida para o bebê durante a gestação. O acompanhamento das gestantes e parcerias sexuais durante o pré-natal previne a sífilis congênita e é fundamental. Em formas mais graves da doença, como no caso da sífilis terciária, se não houver o tratamento adequado pode causar complicações graves como lesões cutâneas, ósseas, cardiovasculares e neurológicas, podendo levar à morte.

O teste rápido (TR) de sífilis está disponível nas unidades de saúde do Município gratuitamente, sendo prático e de fácil execução, com leitura do resultado em, no máximo, 30 minutos, sem a necessidade de estrutura laboratorial. Esta é a principal forma de diagnóstico da sífilis.