Jardim realiza evento em alusão ao Dia da Consciência Negra na segunda

Publicado em: 17/11/2023 13:42 | Fonte/Agência: Assessoria de Comunicação | Autor: Fabio Pellegrini

Jardim realiza evento em alusão ao Dia da Consciência Negra na segunda

Foto: Evandro Silva

A Prefeitura de Jardim, por meio da Coordenadoria da Igualdade Racial e LGBTQIA+, realiza na segunda-feira (20 de novembro), o evento "Vamos falar sobre Consciência Negra", em alusão Dia da Consciência Negra, estabelecido pela Lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011 .

O evento acontece no Centro de Convenções Oswaldo Fernandes Monteiro, em Jardim, a partir das 18 horas e contará com a presença de representantes da Comissão da Igualdade Racial da OAB/MS, Subsecretaria de Estado de Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial e do Núcleo de Estudos Afro Brasileiros e Indígenas do IFMS Jardim.

A escolha da data 20 de novembro foi inspirada na morte de Zumbi dos Palmares nesse dia, em 1695. Zumbi foi a liderança mais conhecida do chamado Quilombo dos Palmares, que se localizava na Serra da Barriga, em Alagoas.

Para o coordenador da Igualdade Racial e LGBTQIA+, Vitor Martins, o evento tem o objetivo de promover a reflexão acerca da história e da importância da raça afro-brasileira nos dias atuais. "Vamos também tratar do combate à discriminação racial por meio de ciclo de palestras de órgãos responsáveis sobre os direitos negros e atuação na sociedade sul-mato-grossense", diz Vitor.

Segundo ele, a partir do evento, a coordenadoria pretende realizar ações que promovam a escuta ativa das problemáticas das pessoas, e de forma integrada, dar encaminhamentos para o cumprimento das políticas públicas.