Ação capacita rede de Saúde de Jardim e atende 72 mulheres com métodos contraceptivos reversíveis

Publicado em: 26/11/2023 16:37 | Fonte/Agência: Assessoria de Comunicação | Autor: Fabio Pellegrini

Setenta e duas mulheres de Jardim tiveram, neste sábado, a oportunidade de acesso a métodos contraceptivos por meio de iniciativa da Sociedade de Ginecologia e Obstetrícia de Mato Grosso do Sul, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde, UEMS campus Jardim e a Prefeitura de Jardim.

Além de atender as mulheres, a ação capacitou médicos e enfermeiras que a partir de agora estão aptos a realizar os procedimentos em suas unidades de saúde.

A ação aconteceu no ESF 7, na vila Angélica 2, onde toda a equipe recebeu o grupo de mulheres previamente selecionado para executar os procedimentos. No dia anterior, 15 médicos e enfermeiras das unidades de Atenção Básica em Saúde de Jardim participaram de treinamento teórico e prático. Trata-se do Projeto Educação Continuada Itinerante SES/ Sogomat-sul 2023 que oferece oficinas teórico-práticas em Hemorragias Pós-parto/ Hipertensão Gestacional/ SEPSE e LARC.

LARC é uma sigla em inglês para "Long-acting reversible contraceptives", o que em um tradução livre significa "Métodos Contraceptivos Reversíveis de Longa Duração", os quais existem três tipos: o Dispositivo intrauterino (DIU) de cobre; o Sistema intrauterino (SIU) medicado com hormônio (progesterona); e o Implante hormonal subdérmico (também de progesterona).

Estes têm sido muito valorizados e utilizados por mulheres de todo o mundo devido à sua facilidade de utilização (não requer uma rotina de uso diária/semanal/mensal), alta eficácia (>99%) na prevenção da gestação não planejada (lembrando que nenhum método é 100% eficaz) e longa duração de uso. Podem ser utilizados por mulheres da adolescência à pré-menopausa que já tiveram filhos, ou não.

A secretária municipal de Saúde, Rosi Maciel,agradeceu a parceria e destacou que, "com parcerias como esta, a rede de Atenção Primária em Saúde de Jardim está cada vez mais preparada para oferecer o melhor à população".

A presidente da Sociedade de Ginecologia e Obstetrícia de MS, Dra. Rita de Cássia Barbosa Tavares dos Santos, esteve presente na ação e ressaltou a importância da parceria entre a entidade, Estado e municípios, em prol da saúde das mulheres, assim como Hilda Guimarães de Freitas, técnica da Vigilância Epidemiológica do Óbito Materno e Infantil da Secretaria de Estado de Saúde (SES).