Jardim encerra 2023 com grandes conquistas para a população; prefeita destaca parcerias

Publicado em: 29/12/2023 13:46 | Fonte/Agência: Assessoria de Comunicação | Autor: Fabio Pellegrini

O ano de 2023 foi de grandes investimentos para o município de Jardim. São obras de asfalto, drenagem, construção de pontes, entrega de casas, investimentos em esportes, assistência social, trabalho, educação, serviços públicos, saúde, agronegócio, entre outras, que estão melhorando a qualidade de vida da população.

Para a prefeita de Jardim, Clediane Areco Matzenbacher, o apoio das bancadas estadual e federal, do Governo do Estado e de instituições como a Agehab, a Caixa Econômica Federal, Senar, Famasul, bem como o empenho dos servidores de cada secretaria envolvida, que contribuíram imensamente para o desenvolvimento do município e a qualidade de vida da população.

O governador Eduardo Riedel esteve em Jardim em agosto entregando obras como o recapeamento e sistema de iluminação em led da Avenida Engenheiro José Vicente Sanctis Pires, conhecida como Estrada Velha, acesso ao município vizinho de Guia Lopes da Laguna. Entregou também a arena esportiva do programa MS Bom de Bola, com quadra de futebol soçaite sintético e basquete de três, bem como a reforma completa da Escola Estadual Antônio Pinto Pereira.

Confira algumas áreas que receberam investimentos:

Em várias regiões da cidade, obras de drenagem e pavimentação estão em andamento, como no bairro Major Costa, vila Camisão, Jardim São Francisco e Osvaldo Monteiro,

Educação

Por meio da Lei Complementar nº 236/2023, de 14 de março de 2023, o Município concedeu reajuste de 9% (nove por cento) nos vencimentos dos professores enquadrados nas tabelas de 20 horas e 30 horas. Além disso, entregou apostilas, uniformes e merenda de qualidade por meio de compras públicas, incentivando a agricultura familiar. A chegada de mais um ônibus escolar incrementou a frota que atende os estudantes.

Obras

Máquinas pesadas como retroescavadeira, tratores, patrulha rural entre outras foram recebidas para dar suporte à agricultura familiar e à manutenção de vias rurais e urbanas, bem como no serviço de limpeza de bairros.

Saúde

Na saúde, a realização de processos seletivos supriu a meta de reforçar a Estratégia de Saúde da Família (ESF), com isso, cada unidade passou a contar com dois médicos, cada um em um período. Novas ambulâncias e uma van com acessibilidade foram incorporadas à frota.

A farmácia básica recebeu investimentos e as equipes participaram de capacitações técnicas que contribuíram imensamente para a sua qualificação e melhoria no atendimento, como técnicas de contraceptivos em que 80 mulheres de Jardim foram beneficiadas e o Serviço de Atendimento Especializado passou por capacitação em foco em HIV, sífilis e hepatites virais, por exemplo.

Assistência Social

A escola Padre José Ferrero foi reformada e transformada em Centro de Múltiplo Uso (CMU) com  salas climatizadas, cozinha, horta, espaço para práticas desportivas, entre outros espaços apropriados para as atividades do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), da Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Habitação (Semasth), como o projeto Bombeiros do Amanhã e a Banda Municipal Cabral.

Foram investidos aproximadamente R$ 280 mil em recursos do tesouro municipal, do Fundo Municipal de Assistência Social, do Fundo de Investimento Social e do Fundo da Criança e do Adolescente, através de recursos destinados pela Receita Federal via destinação de imposto de renda de pessoa física e jurídica recebidos durante a campanha de destinação de imposto de renda.

Esportes

Apoio ao Laço Comprido, reforma do ginásio de Esportes Ticão (em andamento), construção da Arena MS Bom de Bola, com quadra de futebol soçaite e basquete de trio, criação do Bolsa Atleta e a concessão de transporte para atletas competirem fora, como JEMS, Jojums, Copa Assomasul, Liga MS, Copa da Amizade Voleibol.

Igualdade Racial e LGBTQIA+

A criação da Coordenadoria de Promoção da Igualdade Racial e LGBTQIA+ lançou luz aos temas com eventos de grande relevância no município.

Habitação

Mais de 40 famílias receberam suas casas do Loteamento Portal Sul, pelo programa FGTS Subsidiado.

Concurso Público

A prefeitura abriu concurso público para provimento de 320 vagas efetivas.

Cultura

Reveillon, Carnaval, Festa do Milho, Natal para Todos, mais de 30 pessoas produtores culturais contemplados com o primeiro edital da Lei Paulo Gustavo. A Festa do Milho

Agronegócio

Em parceria com o Incra, foram entregues Contratos de Concessão de Uso (CCU) a pequenos produtores rurais do Assentamento Recanto do Rio Miranda.

Casa da Mulher Jardinense

A primeira e única casa da mulher em um município de Mato Grosso do SUl realizou mais de mil atendimentos em seu primeiro ano, além de oferecer diversas atividades de apoio às mulheres vítimas de violência doméstica

Desenvolvimento

A tradicional Feira Livre de Jardim vem se consolidando como espaço democrático e ponto de encontro da população aos sábados, além de oferecer produtos fresquinhos da agricultura familiar, gastronomia e artesanato. Paisagismo nos logradouros públicos valorizando o nome do Município.

Turismo

A participação em feiras estaduais e internacionais de empresários e membros da equipe técnica da Secretaria de Turismo, divulgando os atrativos, e a implantação do voucher único, visando a regulamentação e o fortalecimento do segmento em Jardim.

Capacitação

Em julho, todos os servidores estatutários e comissionados participaram de um ciclo de treinamentos com profissional qualificado visando melhor atendimento e prestação de serviços à população.

Essas são apenas algumas das realizações de 2023.