Atendimento: 2ª a 6ª feira 07h00 às 13h00 (Horário MS)
(67) 3209-2500

Acessibilidade

A+
A-

Temperatura

CREAS realiza abordagem social a pessoas em situação de rua


Publicado em: 03/01/2024 12:10 | Fonte/Agência: Assessoria de Comunicação | Autor: Fabio Pellegrini

CREAS realiza abordagem social a pessoas em situação de rua

Na manhã desta quarta-feira (3 de janeiro), servidores do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS), equipamento da Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Habitação (Semasth) realizaram abordagem social a pessoas em situação de rua.


O objetivo é identificá-las e saber os motivos de estarem nessa situação, muitas vezes insalubres, visando buscar soluções imediatas que garantam a integridade das mesmas e a ordem social.


Essas ações são rotineiramente realizadas nos arredores de logradouros públicos como praças, Centro Comercial Ramez Tebet (antiga Feira), lojas de conveniência e bares, da rodoviária, entre outros pontos de Jardim, explica a secretária municipal Marilsa Bambil.


"Na maioria das abordagens, as pessoas em situação de rua são resistentes às orientações e encaminhamentos necessários para melhorar a qualidade de vida. Algumas sofrem de alcoolismo, fazem uso de drogas ilícitas, o que acaba que fiquem em situação degradante  e insalubre", explica ela.


Ela ressalta que essas pessoas são atendidas pelos assistentes sociais, psicólogos e profissionais de Serviço Social do quadro da Secretaria, e que em parceria com outras instituições, o poder público oferece assistência à saúde aos mesmos, visando a identificação e localização de familiares para que possam ser reconduzidos aos vínculos familiares.


Os que são oriundos de outras cidades, a secretaria custeia a passagem de ônibus e encaminha para a origem. Os que residem em Jardim, os assistentes sociais procuram familiares para restabelecer o vínculo. "A atenção familiar é fundamental. Seguimos com nosso trabalho, a dedicação de nossos servidores em resolver essa grave questão que envolve toda a sociedade. É preciso lidar de forma sensível com essas pessoas e para isso é necessária a compreensão da população", resumiu a secretária.