SAE de Jardim é referência regional no tratamento a pacientes com HIV e hepatites virais

Publicado em: 26/02/2024 07:52 | Fonte/Agência: Assessoria de Comunicação | Autor: Fabio Pellegrini

Foto: Evandro Silva

O Serviço de Atendimento Especializado de Jardim é referência no atendimento de portadores de HIV/aids e hepatites virais para a microrregião que envolve os municípios de Jardim, Bonito, Guia Lopes da Laguna, Caracol, Bela Vista e Porto Murtinho.

Com um corpo técnico multidisciplinar, envolvendo psicóloga, farmacêutica, técnica em enfermagem, enfermeira e médico infectologista, realiza ações de promoção, prevenção e tratamento em saúde para tais enfermidades.

De acordo com a coordenadora do SAE, enfermeira Marcela dos Santos, em 2023 foram realizadas 362 consultas com médico infectologista do SAE, havendo acompanhamento de 240 pacientes, dos quais 26 são casos novos registrados em 2023.

O trabalho da equipe do SAE é além da unidade física: durante o Carnaval 2024, a equipe do SAE realizou uma ação nas ruas prestando orientações de prevenção à população e distribuindo mais de 2.000 preservativos (femininos e masculino), com apoio dos Agentes Comunitário de Saúde em pontos estratégicos dos bairros. "Houve também uma blitz educativa com demais profissionais de saúde no dia 9 de fevereiro", explica Marcela.

O SAE se localiza na rua Rua Paraná, 48, Vila Angélica 1, em Jardim. O atendimento é das 7h às 13h.