Plano Estadual de Resíduos Sólidos deve ser aplicado em Jardim-MS

Publicado em: 18/04/2017 11:17 | Fonte/Agência: Assessoria de Comunicação | Autor: Tharyana Durigon

Plano Estadual de Resíduos Sólidos deve ser aplicado em Jardim-MS

Foto: Marcos Barros

Na tarde da última segunda-feira (17), o prefeito Guilherme Monteiro (PSDB), o secretário de Desenvolvimento Econômico, Olavo Junior, e o responsável pelo departamento de Meio Ambiente, Carlos Piazer, participaram da primeira consulta pública para validação do Plano Estadual de Resíduos Sólidos de Mato Grosso do Sul (Pers-MS), no auditório da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS).

As consultas são realizadas em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), por meio do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul). A etapa de Jardim, abrangeu também os municípios de Bela Vista, Bodoquena, Bonito, Caracol, Guia Lopes da Laguna, Nioaque e Porto Murtinho, que formam o polo 08 – região Sudoeste.

“Com o Plano Estadual de Resíduos Sólidos teremos condições de executar ações de maneira qualificada, com o respaldo do Estado, que irá subsidiar estes trabalhos e fortalecer o processo em cada município”, disse o prefeito Guilherme Monteiro.

Entre os trabalhos que deverão ser realizados, estão a capacitação de agentes envolvidos na gestão dos resíduos sólidos, qualificação do processo gerencial e institucional, assim como o desenvolvimento institucional das entidades que atuam no setor de resíduos sólidos.

“Este é um passo muito importante para gerirmos de forma correta os serviços de limpeza urbana e o manejo de resíduos sólidos. Estamos buscando sempre minimizar os impactos ambientais e diminuir o risco de doenças para a população”, afirmou o secretário Olavo Junior.