Campanha Faça Bonito mobiliza população para a proteção da Infância

Publicado em: 16/05/2019 16:52 | Fonte/Agência: Assessoria de Comunicação | Autor: Daiane Becker

Campanha Faça Bonito mobiliza população para a proteção da Infância

Conselheiras Tutelares, Bombeiros e PRF'S

A Prefeitura de Jardim, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Habitação (SEMASTH) realiza durante o mês de maio diversas ações voltadas para o Dia Nacional de Luta Contra o Abuso e Exploração de Criança e Adolescentes (18 de maio). O principal objetivo é mobilizar a sociedade sobre a importância do envolvimento de todos no combate a crimes como abuso sexual e a exploração infanto-juvenil.

A Campanha que tem como slogan “Faça Bonito - Proteja nossas crianças e adolescentes”, acontece em todo Brasil e tem como símbolo uma flor, que remete à fragilidade da primeira infância. Além disso o desenho tem como objetivo proporcionar maior proximidade e identificação junto à sociedade, para que esta mesmo se atente e venha a assumir a responsabilidade da prevenção e busque enfrentar o problema da violência sexual praticada contra crianças e adolescentes no Brasil.

Assim, o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e Centro de Referência de Assistência Especializada (CREAS) de Jardim, prepararam uma série de atividades voltadas ao tema com palestras, rodas de conversa, apresentação de filmes, oficinas, entre outras atividades.

Na quarta-feira, dia 15 de maio, a Polícia Rodoviária Federal (PRF), realizou ação conjunta com conselheiros tutelares, com CREAS, polícia civil e militar e Corpo de Bombeiros. Em Jardim, a ação realizada em estabelecimentos e com motoristas profissionais possibilitou que fossem atingidas 11 pessoas, sendo duas mulheres (Uma de 29 anos e a outra de 18 anos). Ambas foram orientadas pelos órgãos, pois foram encontradas em estado de fragilidade social. No município vizinho de Guia Lopes da Laguna a ação atingiu 10 pessoas, porém nenhuma pessoa foi encontrada em estado de vulnerabilidade nos locais onde as conselheiras tutelares, bombeiros e PRF’S estiveram.

Nos próximos dias, várias cidades do país inteiro estarão realizando esta ação proporcionando levar informações e orientações sobre as principais ocorrências, assim como apresentar os canais de atendimento para que as pessoas tenham auxílio, em caso de possíveis ocorrências.

Os Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do município também realizam atividades voltadas para a proteção dos direitos da criança e adolescente, onde desde o início da semana, com auxílio de profissionais realizam palestras voltadas ao tema para os alunos assistidos pelos projetos.