Atendimento: 2ª a 6ª feira 07h00 às 13h00 (Horário MS)
(67) 3209-2500

Acessibilidade

A+
A-

Temperatura

Depois da retomada, Oficina do Osso gera independência para mulheres artesãs de Jardim


Publicado em: 08/03/2022 15:53 | Fonte/Agência: Assessoria de Imprensa | Autor: Priscylla C. Silva

Depois da retomada, Oficina do Osso gera independência para mulheres artesãs de Jardim

Fotos: Wender Correa

Parada há mais de sete anos e sendo usada como depósito de maquinas e materiais, a Oficina do Osso de Jardim já foi local onde inúmeras mulheres conseguiam sua independência e emancipação através da confecção e venda do seu artesanato.


Idealizado pela artesã Sonia Alves Corrêa, o movimento surgiu em 2001 com apenas duas artesãs que produziam pequenas peças. Elas se capacitaram e revolucionaram o próprio artesanato, mesclando em suas peças o osso bovino e a madeira, com o objetivo de levar ao mundo as peças produzidas por este grupo de mulheres que viu no artesanato a possibilidade de renda. 


Na primeira oficina realizada pelo programa, 32 mulheres foram matriculadas. O projeto, além de ensinar a produção, levava a educação ambiental às escolas, enfatizando sempre a importância do desenvolvimento sustentável.


Com ações estratégias da atual gestão de Jardim, a Oficina do Osso retomou suas atividades em 2021, possibilitando novamente emancipar mulheres artesãs através da produção e comercialização das peças já famosas no circuito nacional e internacional.


Nesse mês que se comemora o Mês das Mulheres, a gestão Jardim para todos promove ações que fortalecem políticas públicas para as mulheres em diversas áreas e a reabertura da Oficina é uma dessas políticas.