Atendimento: 2ª a 6ª feira 07h00 às 13h00 (Horário MS)
(67) 3209-2500

Acessibilidade

A+
A-

Temperatura

Fortalecimento do comércio local e fomento ao turismo são resultados do programa Cidade Empreendedora em Jardim


Publicado em: 28/02/2023 11:48 | Fonte/Agência: Sebrae/MS | Autor: Assessoria Sebrae

Fortalecimento do comércio local e fomento ao turismo são resultados do programa Cidade Empreendedora em Jardim

Apoio ao comércio local, melhoria dos processos municipais, além do fomento ao turismo e promoção de uma cultura empreendedora nas escolas. Essas foram algumas das vertentes trabalhadas pelo programa Cidade Empreendedora em Jardim, executado durante 21 meses em uma parceria entre Sebrae e Prefeitura Municipal. A iniciativa foi encerrada oficialmente na manhã desta segunda-feira (27), com a entrega de um relatório com os resultados do trabalho desenvolvido no município à prefeita, Clediane Matzenbacher.

Na mesma data, a líder do executivo também assinou uma nova parceria com o Sebrae/MS para a continuidade do trabalho por meio do programa Cidade Empreendedora. Neste novo ciclo, o município irá receber um pacote diferente de soluções que possuem o propósito de promover a competitividade de Jardim e dinamizar a economia local. Segundo Clediane, a nova adesão veio, principalmente, pelos resultados alcançados por meio do trabalho já realizado.

“O Sebrae tem uma importância fundamental, principalmente, para dar direcionamento e nos mostrar novos caminhos, trazendo capacitação e qualificação, tanto para a gestão pública quanto para os pequenos negócios. E quando você abre portas para que as pessoas tenham conhecimento, elas crescem porque percebem novas oportunidades. O programa muda a economia, muda as pessoas e é capaz de transformar a cidade”, avaliou a prefeita.

Jardim aderiu ao programa Cidade Empreendedora em março de 2021 e foi acompanhado pelo Sebrae até dezembro do ano passado. Nesse período, 21 ações foram realizadas em eixos estratégicos com base na necessidade do município. O principal deles, norteador do trabalho, foi “Cidade de Negócios” voltado para transformar a economia através do empreendedorismo. Algumas das iniciativas foram estruturadas a partir da construção de um Plano de Desenvolvimento Econômico, elaborado em conjunto com as lideranças locais, com ações voltadas para fomentar a agricultura familiar, combater à evasão de consumo e aumentar a autoestima da população.

De acordo com o diretor-superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça, o comprometimento do poder público e da sociedade civil organizada foi fundamental para repercussão positiva do programa. “O Cidade Empreendedora inclui diversas ferramentas que possibilitam fortalecer os pequenos empreendedores e a melhorar o município em muitos aspectos, mas o envolvimento da gestão municipal, dos empreendedores locais e lideranças, é fundamental para a conquista de bons resultados. Foram várias ações que permitiram fortalecer não só o empreendedor, mas também a Prefeitura Municipal, promovendo a geração de emprego e renda e o crescimento de Jardim”, destacou Mendonça.

Fortalecimento do empreendedorismo

O Sebrae atuou no município de Jardim melhorando o ambiente de negócios para quem quer empreender e dando suporte tanto para o pequeno empresário quanto para os produtores da agricultura familiar. Neste sentido, foram realizados mais de seis mil atendimentos, com a proposta de dar apoio aos empreendedores e interessados em ter o próprio negócio. Deste número, foram alcançadas cerca de mil empresas distintas localizadas na cidade.

Na avaliação do secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Mário Sérgio Pache, o programa foi fundamental para fortalecer o empreendedorismo e engajar todos os envolvidos com as ações voltadas para o crescimento do comércio e indústria de Jardim. “Os empresários passaram a receber as capacitações e a consultoria dos técnicos do Sebrae no dia a dia, além de outras qualificações atendendo também os funcionários das empresas. A parceria foi de grande importância para a execução do planejamento de trabalho desenvolvido em conjunto com o Sebrae”, comentou.

Uma das empresas atendidas em Jardim foi a Casa Abiul. Tradicional na cidade, o empreendimento é comandado pelo empresário Bernardo Prado, que ao ser acompanhado pelo Sebrae, pode melhorar o negócio e agora pretende expandir. Além de receber suporte, em 2021, ele participou da primeira edição do Compre On-line do Pequeno – iniciativa promovida pela instituição para apoiar os pequenos negócios nas redes sociais. Concorrendo no segmento de Bares e Restaurantes, o empreendimento conseguiu ampla visibilidade no mundo digital e conquistou o primeiro lugar da disputa em Jardim.

Segundo o empreendedor, o Cidade Empreendedora trouxe iniciativas que atenderam as necessidades dos pequenos negócios locais o que resultou em um impacto muito positivo. “A chegada do programa em Jardim foi bem importante não só para o nosso desenvolvimento pessoal e do negócio, mas para o desenvolvimento do município em si. O programa veio ao encontro de tudo o que a gente vinha falando, trouxe consultoria para os comerciantes totalmente sem custo. A única contrapartida que nós tivemos que ter, como empresários, foi buscar e participar, e isso fez toda a diferença”, pontuou o empreendedor.

Dentre as ações voltadas para levar conhecimento aos empreendedores locais e possibilitar o crescimento das empresas, o destaque foi a realização do Dia da Oportunidade – um grande evento gratuito ocorrido em maio de 2022, que ofereceu palestras e oficinas, além de Sessão de Negócios entre os empresários locais e a promoção de uma feira onde os microempreendedores individuais (MEI) e produtores puderam expor os produtos para a população.

Outra ação de grande relevância foi proporcionada pela parceria com o Sistema Fiems, quando o Sebrae/MS levou para o município unidades móveis de capacitação. Por meio de carretas equipadas com maquinários de ponta, foram oferecidos cursos gratuitos nas áreas de transformação digital, redução de desperdício, automotiva, construção civil, marcenaria, solda e costura.

Melhorias na sala do empreendedor

Paralelamente às capacitações, a Sala do Empreendedor do município recebeu uma nova proposta de comunicação visual, melhorando a sinalização e tornando o ambiente mais acolhedor para o empresário. O espaço também recebeu orientações e aumentou à qualidade do serviço oferecido, o que garantiu ao local o selo Bronze de Referência em Atendimento, concedido pelo Sebrae em 2022 como reconhecimento da qualidade e desempenho ao atender o público.

Outra premiação por conta do trabalho desenvolvido no espaço foi concedida à prefeita, Clediane, durante a etapa estadual do XI Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor (PSPE). O projeto “Jardim para empreendedores” conquistou o primeiro lugar na categoria “Sala do Empreendedor”, reunindo quatro ações distintas que vem beneficiando os Microempreendedores Individuais (MEIs). Atualmente, a Sala do Empreendedor é o principal ponto de apoio ao comércio local e, com a iniciativa, foi ampliada a carta de serviços oferecidos, além de incluir o atendimento itinerante e o aumento de ações para incentivar a formalização das empresas.