Planetário é uma das atrações do UEMS na Comunidade em Jardim

Publicado em: 30/03/2023 14:30 | Fonte/Agência: Assessoria de Comunicação | Autor: Fabio Pellegrini

Planetário é uma das atrações do UEMS na Comunidade em Jardim

O Programa Institucional UEMS na Comunidade terá sua reestreia no município de Jardim neste sábado, 1º de abril, a partir das 14h, na Praça do Encontro. O Programa é destinado para toda a família e contará com apresentações, palestras e atendimentos dos cursos da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS).

Uma das atrações é o Planetário, uma experiência de imersão em projeções circulares de alta definição em um ambiente inflável, no qual o público assistirá projeções visuais de realidade virtual, do universo, da vida na Terra, de constelações greco-romanas e indígenas.

Outra atração que vai encantar crianças, adolescentes e jovens é a Robótica, que trata sobre programações e eletrônica, através de demonstrações lúdicas, como a placa Arduino, que é composta por sensores e registradores que funcionam através de códigos, recebendo e enviando informações.

Para a ação de Jardim estão previstos também os atendimentos nas áreas de Educação Ambiental, Educação em Saúde, Conscientização sobre Violência contra as Mulheres, Construção de Composteiras Caseiras, Oficina de Linguagens Poéticas de Manoel de Barros, Oficina sobre Guarda Responsável de Animais Domésticos, Educação Financeira, Consultoria Agrícola: Calagem e Adubação, Oficina de Geociências: GEOIDEIAS; além da participação do programa institucional Rota Bioceânica da UEMS/Campo Grande.

Durante a ação também está prevista a apresentação do Mídia Ciência, projeto de popularização da ciência realizado pela UEMS e Fundect (Fundação de Apoio à Ciência, Pesquisa e Tecnologia de Mato Grosso do Sul), além de shows e o Dia do Autógrafo com lançamento de livro. As ações estarão concentradas na Praça do Encontro.

Conhecimento transformando realidades nos municípios

O UEMS na Comunidade é o carro-chefe das ações da Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários (PROEC). “Nosso objetivo é promover essa interação e essa interlocução com as comunidades. Levar o saber científico e dialogar com os mais diversos conhecimentos”, acrescenta a Profª Dra. Érika Kaneta Ferri, pró-reitora da PROEC.

Os eixos de atendimento do Programa são definidos em parceria com o Governo Estadual por meio da Secretaria de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania (SETESCC), além das Prefeituras Municipais que receberão as ações em suas cidades, comunidades e aldeias indígenas.

“O UEMS na comunidade levará à população diversas ações como palestras, oficinas e cursos voltados às demandas de cada município. Estamos muito felizes em poder proporcionar à população sul-mato-grossense essa interação direta com as potencialidades que temos na nossa Universidade”, explica a coordenadora do UEMS na Comunidade, Profª Dra. Suzana Neves Moreira.

“A UEMS é parceira de Jardim há muitos anos, contribuindo intensamente para o desenvolvimento não só do município, mas de toda a região sudoeste de Mato Grosso do Sul; e mais uma vez, por meio do Programa UEMS na Comunidade, as famílias jardinenses, poderão conhecer e compreender melhor o conceito de ciência-cidadã, dos serviços benéficos que a ciência realiza para a sociedade”, destaca a Prefeita de Jardim, Dra. Clediane Areco Matzenbacher.

O UEMS na Comunidade prevê a realização de ações de extensão e de cultura nos 79 municípios do Estado de MS, capitaneadas por diferentes cursos da UEMS. As próximas ações do Programa já estão previstas para os municípios de Campo Grande, Maracaju, Dourados, Japorã, Paranaíba, Mundo Novo e Aquidauana.