ESFs de Jardim passam a coletar sangue em casos de suspeita de dengue

Publicado em: 30/03/2023 16:06 | Fonte/Agência: Assessoria de Comunicação | Autor: Fabio Pellegrini

ESFs de Jardim passam a coletar sangue em casos de suspeita de dengue

Foto: Evandro Silva

A Secretaria Municipal de Saúde de Jardim informa à população que a partir desta semana está coletando sangue de pacientes com suspeita de dengue em todas as unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF).

O objetivo é priorizar o diagnóstico e tratamento, oportunizando comodidade às famílias que não têm facilidade de deslocamento até o Laboratório Central do Município.

Os atendimentos para este fim acontecem das 7h às 11h e das 13 às 15h, em todos os EFS, para dar tempo do envio do material coletado ao Laboratório.

O secretário municipal de Saúde, Ivanildo Ribeiro, diz que esta é mais uma ação que atende a Política Nacional de Atenção Básica, visando atender as famílias mais necessitadas mais perto de suas casas: “Devido à alta incidência da doença no município, a coleta será realizada logo após a consulta médica nos ESF, não havendo necessidade do paciente se deslocar até o Laboratório”.

Jardim tem cerca de 600 casos notificados (suspeitos) de dengue e 150 confirmados até a quarta-feira (29 de março). A Secretaria Municipal de Saúde continua com as equipes de Vigilância Epidemiológica (agentes de endemias e agentes comunitários de saúde) em campo realizando ações de combate à dengue e orientação à população.