Atendimento: 2ª a 6ª feira 07h00 às 13h00 (Horário MS)
(67) 3209-2500

Acessibilidade

A+
A-

Temperatura

Alunos de Jardim avaliam a merenda escolar para evitar desperdício de recursos públicos


Publicado em: 20/04/2023 09:57 | Fonte/Agência: Assessoria de Comunicação | Autor: Fabio Pellegrini

Alunos de Jardim avaliam a merenda escolar para evitar desperdício de recursos públicos

Foto: Evandro Silva

Na quarta-feira teve início o teste de aceitabilidade da merenda nas escolas municipais, que tem por objetivo avaliar a aceitação do cardápio da merenda escolar pelos próprios consumidores, ou seja, os estudantes de nossas escolas.

 

O teste de aceitabilidade faz parte da análise sensorial de alimentos, que evoca, mede, analisa e interpreta reações das características de alimentos e materiais como são percebidas pelos órgãos da visão, olfato, paladar, tato e audição.

 

A nutricionista Thaysa Gabrielli, responsável pelo cardápio de nossas unidades escolares, explica que a aceitação de um alimento pelos estudantes é um importante fator para determinar a qualidade do serviço prestado pelas escolas. Além disso, evita o desperdício de recursos públicos na compra de gêneros alimentícios rejeitados.

 

O cardápio oferecido em nossas unidades é composto essencialmente por alimentos in natura, arroz, feijão, frutas, hortaliças, leite pasteurizado, entre outros. São respeitadas as referências nutricionais estipuladas pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

 

O teste é feito em grupos de alunos de cada escola, considerando uma amostragem que proporcionalmente representa a totalidade, que será apresentado posteriormente em relatório. Participam do processo também as estagiárias Natali Ramires Rojas, Rhayara Pessoa Pontes Duarte e Camila Moreira.