Saúde de Jardim apresenta experiência de sucesso em Campo Grande nesta sexta

Publicado em: 05/05/2023 10:09 | Fonte/Agência: Assessoria de Comunicação | Autor: Fabio Pellegrini

Saúde de Jardim apresenta experiência de sucesso em Campo Grande nesta sexta

A Prefeitura de Jardim, por meio de equipe da Secretaria Municipal de Saúde, apresenta nesta sexta-feira (5 de maio) uma experiência exitosa ocorrida no município, referente à Atenção Básica em Saúde.

A apresentação ocorre na 8ª Mostra Cosems/MS de Experiências Municipais em Saúde, na programação da 8ª Mostra Mato Grosso do Sul, Aqui tem SUS, organizada pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso do Sul – COSEMS/MS.

Jardim concorre na categoria ImunizaSUS, junto a outros dez municípios de MS. Apenas quatro serão selecionados para a Oficina Nacional, sendo 1 por cada macrorregião. Os ganhadores terão passagem, hospedagem e a inscrição custeado pelo CONASEMS para concorrer na etapa Nacional, que acontece durante o XXXVII Congresso do CONASEMS, a ser realizado entre os dias 16 e 19 de julho, em Goiânia (GO).

Trata-se do projeto Vacinação e Sistema Único de Saúde, projeto iniciado em 2021 que melhorou o índice vacinal do município, em meio à pandemia de covid-19. A apresentação será feita pela secretária-adjunta de Saúde, Lívia Maria Silva Oliveira e pela auxiliar de enfermagem Rosana Aparecida de Oliveira.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Ivanildo Ribeiro, havia baixo índice vacinal no município e foi preciso planejar uma estratégia conjunta para solucionar a problemática.

A metodologia foi aplicada inicialmente no ESF I “Dr. Reinaldo de Arruda” para implantação do projeto piloto, sendo posteriormente estendida aos outros seis ESFs.

Conhecimento técnico e união de esforços

“Contratamos um curso técnico que foi ministrado a todos os enfermeiros e

e técnicos de enfermagem em sala de vacina e BCG; implantamos o Planificasus, uma metodologia que integra todo o sistema da rede SUS, com regulamentação do plano operacional padrão em todas as salas de vacina, e isso se estendeu a toda a Atenção Primária do município”, explica o secretário de Saúde.

“Iniciamos a busca ativa com um empenho maior, junto aos agentes comunitários de Saúde, trabalhamos junto à Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Habitação, de forma que chegássemos aos beneficiários de programas sociais, observamos era parte de grupos prioritários, como recém-nascidos, diabéticos, idosos, entre outros, e reforçamos ações com esses grupos. Pactuamos junto à Secretaria Municipal de Educação a exigência da caderneta de vacinação atualizada das crianças da rede pública de ensino. E com empresas privadas conseguimos prêmios para sortear entre os vacinados, todo esse conjunto de ações estratégicas resultaram no aumento da cobertura vacinal”, explica o secretário Ivanildo.

Outro ponto importante, diz o secretário Ivanildo, foi o envolvimento da prefeita de Jardim, Clediane Matzenbacher, que entendeu o desafio e se dedicou à causa, participando ativamente dos processos. “Em toda campanha de vacinação ela faz questão de estar junto, chama as pessoas, explica da importância da imunização, participa das reuniões conosco, faz o registro fotográfico com o nosso Zé Gotinha, incentivando a imunização. Ela é um exemplo para nós e nos ajuda muito com a imagem dela em nossas campanhas de vacinação”.

O resultado dessa experiência exitosa foi o aumento da cobertura vacinal no município, o que garante mais saúde à população e qualidade de vida aos munícipes.