Jovens de Jardim têm palestra sobre empreendedorismo

Publicado em: 22/06/2023 20:26 | Fonte/Agência: Assessoria de Comunicação | Autor: Fabio Pellegrini

Jovens de Jardim têm palestra sobre empreendedorismo

A Prefeitura de Jardim, por meio da Secretaria de Governo e Coordenaria de Políticas Públicas para a Juventude, e a Subsecretaria de Estado de Políticas Públicas para a Juventude realizaram na quarta-feira (21 de junho) uma capacitação para jovens voltada às noções de empreendedorismo.

O evento aconteceu no Centro de Convenções Oswaldo F. Monteiro e reuniu cerca de 60 jovens e autoridades municipais, marcando o início de uma série de capacitações voltadas a este público, que vai até os 30 anos de idade.

Este é o início de um processo de ações voltadas à juventude de Jardim, explica Priscilla Silva, coordenadora municipal de Políticas Públicas para a Juventude. Ela conta que Jardim é um dos nove (dentre 79) municípios de Mato Grosso do Sul que passam a oferecer políticas públicas a este segmento, a partir de uma coordenadoria exclusiva, vinculada à secretaria municipal de Governo e Relações Institucionais.

“A juventude não é o futuro, é o presente; a mudança é hoje, uma política diferenciada na gestão municipal, em parceria com a Subsecretaria de Estado para discutir o que vocês precisam e podem também construir em Jardim”, resumiu Priscilla.

O subsecretário de Estado de Políticas Públicas para a Juventude, Ruan de Paula Nazaret, , disse que também é do interior de MS, e que o governo estadual tem um olhar diferenciado para o interior, incluindo Jardim.

Ele explanou sobre a atuação da pasta no Governo estadual, ligada à secretaria de Cultura e o papel de desenvolver ações e projetos que visem a evolução dessa parte da importante da sociedade. “O objetivo é orientar e apoiar o jovem, inserindo no mercado de trabalho, ao meio social, cultural... Temos trabalhos feitos com jovens indígenas, uma parceria com Senac que vai oferecer cursos profissionalizantes. E vamos conversar também sobre temas preocupantes, como discriminação racial, sexual, a criminalidade... Então essa série de ações é para vocês entenderem que com a participação popular, o governo do estado e as prefeituras, podem realizar ações de inclusão à juventude”.

O secretário municipal de Governo e Relações Institucionais, Luiz Miguel Nascimento relatou sobre a importância de Jardim ser um dos nove municípios de MS com coordenadoria constituída voltada à Juventude, e parabenizou a prefeita Dra. Clediane Matzenbacher, pela visão de futuro ao criar a coordenadoria voltada à juventude.

Em seguida, o público assistiu a palestra “Inteligência Emocional e Elaboração de Currículo”, ministrada por Marineusa Nascimento, técnica da Subsecretaria de Estado de Políticas Públicas para a Juventude

Estiveram presentes, além das autoridades já citadas, o professor Douglas Gomes Vieira, do Curso Técnico de Agronegócio da Escola Estadual Coronel Juvêncio; Keli Cristina Ferreira, secretária municipal de Finanças; Marisa Bambil, secretária municipal de Assistência Social, Trabalho e Habitação; Rosi Maciel, secretária municipal de Saúde; e o vereador Alexandre Pitangueiras.