Jardim implanta unidade sentinela de Síndrome Gripal

Publicado em: 28/07/2023 19:02 | Fonte/Agência: Assessoria de Comunicação | Autor: Fabio Pellegrini

Jardim implanta unidade sentinela de Síndrome Gripal

Profissionais da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde de Jardim e técnicos do Hospital Marechal Rondon participaram na terça-feira (25) da oficina de implantação de Unidade Sentinela de Síndrome Gripal (SG).

O objetivo é capacitar técnicos locais a atuarem na identificação de subtipos virais de influenza, tornando-os dessa forma, colaboradores da rede científica de coleta de dados que contribui com o painel viral, identificando os vírus respiratórios circulantes no município de Jardim. Assim, as informações podem balizar estratégias de saúde pública no combate às síndromes gripais.

Inicialmente foi realizada visita técnica no Hospital Marechal Rondon, local da implantação da unidade sentinela. Na sequência, houve a oficina na Secretaria Municipal de Saúde, ministrada pela enfermeira Lívia de Mello Almeida Maziero, técnica da Gerência de Influenza e Doenças Respiratórias da Secretaria de Estado de Saúde (SES) em companhia da enfermeira Naira Rocha Chaves e Gislene Lichs, farmacêutica do LACEN MS.

Com isso, Jardim passa a ser a oitava cidade de Mato Grosso do Sul a implantar a Unidade Sentinela no HMR: “É uma vigilância é muito importante, as coletas realizadas contribuem para a produção de vacina para os anos seguintes, além de proporcionar o painel viral para os gestores realizar ações estratégicas como medidas de prevenção e controle”, explica a responsável técnica Elenir Ximenes, da Vigilância Epidemiológica de Jardim.