Atendimento: 2ª a 6ª feira 07h00 às 13h00 (Horário MS)
(67) 3209-2500

Acessibilidade

A+
A-

Temperatura

Projeto científico da UEMS Jardim disponibiliza acervo digitalizado de jornais da região


Publicado em: 02/08/2023 10:55 | Fonte/Agência: Assessoria de Comunicação | Autor: Fabio Pellegrini

Projeto científico da UEMS Jardim disponibiliza acervo digitalizado de jornais da região

Com apoio da Prefeitura de Jardim, por meio do Departamento de Cultura, da Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico e da Biblioteca Municipal de Jardim, a UEMS Jardim está desenvolvendo um projeto científico de grande relevância para a preservação da memória de Jardim e região.

 

Trata-se da disponibilização, em formato digital e gratuitamente, de parte do acervo do Correio Jardinense, jornal produzido pela Rede Belavistense de Jornais ao longo dos anos 1970, 80 e 90, como fonte de pesquisa e saber sobre a região Sudoeste de Mato Grosso do Sul.

 

Parte deste acervo físico foi doado à Biblioteca Municipal de Jardim há anos. Em pesquisa científica na área de Geografia Política e Econômica, buscando por documentos e informações sobre esses temas na região, o Professor Doutor Tiago Satim Karas descobriu o acervo e, pensando na necessidade de acadêmicos, e também de outros pesquisadores, vislumbrou a oportunidade de digitalizar tal acervo, com equipamentos de fácil acesso, como celular, luminária, mesa e um computador.

 

Segundo ele, o objetivo é mobilizar a comunidade acadêmica, escolas, sociedade em geral sobre a importância da preservação de uma fonte jornalística que é singular: “Não só para contribuir com estudos e pesquisas futuras na geografia histórica, seja na graduação ou pós-graduação, além do ensino e aprendizagem na educação básica, mas sobretudo para colaborar na preservação de um material histórico, que na verdade são os únicos exemplares desses jornais que se tem conhecimento”, explica o Professor Doutor Tiago Satim Karas.

 

Quem tiver interesse em acessar tais documentos, basta acessar a Hemeroteca Digital Rede Belavistense de Jornais aqui.

 

Como um dos objetivos do projeto é conscientizar a sociedade sobre a importância da preservação da memória, bem como, contribuir para a divulgação de valiosas informações que poderão subsidiar futuros projetos de pesquisa, ensino e extensão, solicita-se que ao fazer uso do material como fonte de pesquisa, dê os devidos créditos aos jornais e a Hemeroteca Digital Rede Belavistense de Jornais.

 

Além do Município de Jardim, o projeto científico tem apoio do Instituto Histórico de Mato Grosso do Sul, do grupo Tribuna da Fronteira e Secretaria de Cultura de Bonito.