Jardim inicia campanha MS Vacina Mais para proteger crianças, adolescentes e idosos

Publicado em: 09/08/2023 10:50 | Fonte/Agência: Assessoria de Comunicação | Autor: Fabio Pellegrini

A partir desta semana, Jardim passa a integrar o MS Vacina Mais, programa da Secretaria de Estado de Saúde que busca ampliar a cobertura vacinal em todos os municípios de Mato Grosso do Sul.

As unidades de saúde do município estarão com as salas de vacina abertas até as 19 horas para melhor atender a população, conforme programação que será divulgada semanalmente.

O objetivo é aumentar a cobertura vacinal da vacina contra a influenza (gripe), principalmente dos grupos prioritários - crianças de seis meses a 5 anos, idosos de 60 anos acima, gestantes em qualquer idade gestacional, puérperas, profissionais em saúde do setor público e privado e profissionais da educação pública e particulares.

Em Jardim, apenas 55,9% dessa população está vacinada contra a gripe e a meta é atingir no mínimo 90%.

Outro objetivo é aumentar a cobertura vacinal de crianças e adolescentes, haja vista que muitas doenças consideradas extintas nos anos 1980 e 90, como sarampo, rubéola, caxumba, coqueluche, poliomelite, estão ressurgindo.

Confira a programação desta semana:

Quarta-feira 9 de agosto

ESF 4 Dr. Antonio Luiz C. Grubert

(Cohab Aeroporto)

Das 17 às 19 horas

Sábado 12 de agosto

Todas as unidades de saúde estarão abertas para vacinação

Das 7 às 13 horas

Nas outras semanas a programação será divulgada nos meios oficiais da Prefeitura de Jardim.

“Essa ação já vem sendo desenvolvida a nível municipal com a abertura dos postos nos finais de semana. Iremos intensificar essa ação mantendo as sete unidades de saúde abertas para ofertar mais de 16 tipos de vacina, inclusive contra pneumonia”, explica a coordenadora de Imunização de Jardim, Claudia Aparecida Tavares de Lima.

A secretária municipal de Saúde, Rosi Maciel, pede que os pais leve crianças e adolescentes às unidades de saúde: “Esta é uma responsabilidade dos pais, pois as crianças e jovens não têm o discernimento para se deslocarem por conta própria. Ressaltamos que todas as vacinas apresentadas são seguras e quando tomadas estimulam o sistema imunológico a proteger a pessoa contra doenças transmissíveis. Importante também levar as crianças de até 5 anos de idade, que são consideradas mais suscetíveis às doenças transmissíveis. Vamos proteger nossas famílias, esperamos vocês!”

Quais são as vacinas disponíveis:

• BCG;

• Hepatite B em crianças até 30 dias;

• Rotavírus Humano;

• Meningococo C;

• Hepatite B;

• Pneumocócica;

• Poliomielite;

• Febre Amarela;

• Hepatite A;

• Tríplice Viral D1.

Também serão disponibilizadas vacina da Covid-19 e da Influenza.