Semana de Educação Infantil e a Feira Literária de Jardim iniciam com homenagens e música erudita

Publicado em: 22/08/2023 11:55 | Fonte/Agência: Assessoria de Comunicação | Autor: Fabio Pellegrini

Em noite memorável nesta segunda-feira (21), foram abertas a Semana de Educação Infantil e a Feira Literária de Jardim, no Centro de Convenções de Jardim. As fotos estão publicadas no Facebook e no Instagram da Prefeitura de Jardim.

Com uma programação diversa e grande público presente, a solenidade de abertura teve apresentação da Banda Municipal Cabral, homenagem à Zilda Arns e a escritores jardinenses, além de apresentação do projeto Música Erudita nas Escolas e Universidades, pelo Fundo de Investimentos Culturais de Mato Grosso do Sul (FIC/MS).

A solenidade de abertura teve apresentação da Banda Municipal Cabral, sob regência da maestrina Alexina Arantes, composta por 26 estudantes de escolas públicas de Jardim.

Na sequência, houve a execução do Hino Nacional e homenagem à médica-pediatra e sanitarista Zilda Arns, fundadora e coordenadora da Pastoral da Criança, e da Pastoral da Pessoa Idosa e indicada três vezes ao Prêmio Nobel da Paz. A sobrinha dela, Maria Cecília Ludovico, recebeu homenagem presencialmente.

Em seguida, a secretária municipal de Educação, Carla Gabriely Mundier; o secretário municipal de Governo, Luiz Miguel Nascimento Faria; e o secretário municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Mário Sergio Pache, se pronunciaram sobre a importância da realização do evento.

Luiz Miguel destacou a importância da administração municipal em se dedicar a estes temas, em um grandioso evento que une Cultura e Educação. Mário Sergio destacou o valor dos escritores jardinenses. Carla agradeceu o empenho dos professores de escolas municipais e centros integrados de educação infantil.

Junto da diretora de Cultura do município, Fernanda Pinheiro, os secretários homenagearam os escritores jardinenses Cleonice Câmara Canto Aranha, James Jorge Barbosa Flores, Juçara Aparecida Oliveira e Rita Carmem Braga Lima.

Posteriormente aconteceu a apresentação do projeto Música Erudita nas Escolas e Universidades, com Evandro Dôtto, Bianca Danzi e Gabriel Almeida, pelo Fundo de Investimentos Culturais de Mato Grosso do Sul (FIC/MS).

Prestigiaram a primeira noite do evento, além das autoridades já citadas, a vereadora Tereza Moreira, o vereador Professor Hans Muller, a secretária municipal de Finanças, Keli Cristina Silva Ferreira, a secretária municipal de Administração, a secretária municipal de Assistência Social, Trabalho e Habitação, Marilsa Nascimento Bambil, o secretário municipal de Infraestrutura e Obras Públicas, Eduardo Nardon, o gerente da UEMS Jardim, Hudon Loligueti, a escritora Aparecida Pádua Barros, a diretora da Escola Municipal Castelo Branco, professora Honorina Gaúna Paes, o diretor da Escola Municipal Oswaldo Fernandes Monteiro, professor Alan Gustavo Pires Ribeiro, a diretora da Escola Municipal Major Alberto Rodrigues da Costa, a diretora das escolas municipais Rufina Loureiro Caldas e Beracy Brunet Barbosa, professora Lucia Helena Silvestrini, a diretora da Escola Municipal Estácio Cunha Martins, professora Romilda Arévalo da Rosa, a diretora do Centro Integrado de Educação Infantil (CIEI) Fernando Augusto de Freitas, professora Josy Kariny Areco, a diretora do CIEI Aparecida da Silva Jacob, professora Shirlei de Oliveira Peres, a diretora do CIEI Geraldo Nantes, professora Ellur Barbosa Grubert, a diretora do CIEI Joaquim José Monteiro de Castro, professora Aparecida Teixeira Pereira.

A programação continua nesta terça-feira repleta de atrações. Confira:

22/08 Terça

19h Apresentação CIEI Fernando Augusto de Freitas

19h30 Apresentação Escola Municipal Zeus Benevides

20h Apresentação Escola Municipal Castelo Branco

20h30 Pandeirando histórias

20h45 Apresentação musical Juliana Albuquerque

21h Apresentação Escola Estadual Coronel Rufino

21h15 Apresentação Cultural Ossuna Braza

21h30 Escritora Juçara A. de Oliveira – Passarinho na gaiola

22h Escritora Rita Carmem Braga Lima – O nome de Jardim

23/08 Quarta

19h Apresentação CIEI Joaquim M. Castro

19h30 Apresentação Escola Municipal Oswaldo F. Monteiro

20h Apresentação Meninas Super Poderosas

20h15 Apresentação Escola Estadual Antônio P. Pereira –Sítio do Pica-pau Amarelo

20h30 Escritor James Jorge Barbosa Flores - Conto Os 3 Catetinhos

21h Escritora Cleonice Câmara Canto Aranha – Talento

21h30 Escola Estadual Cel. Juvêncio – O ensino de Libras – Marlene Moreira

22h Filme Cine Centímetro- Cineasta Dannon Lacerda

24/08 Quinta

19h Apresentação CIEI Geraldo N. Martins

19h30 Apresentação Escola Municipal Estácio Cunha Martins

19h45 Apresentação Escola Cívico-militar MARC

20h Apresentação Teatral Trupe Guavira – Meu lugar é aqui

21h Roda de Poetas

21h30 Projetos Instituto Federal – IF Poesia além do Papel

22h Apresentação musical Instituto Federal – IFMS

25/08 Sexta

19h CIEI Aparecida S. Jacob

19h30 Escola Municipal Rufina Caldas

19h45 Escola Beracy B. Barbosa

20h Escritora Aparecida P. P. de Barros – Mia Minhoquinha

20h10 UEMS apresenta “As vozes das mulheres e as muitas diversidades literárias” - Professora Dra. Adélia Maria Evangelista Azevedo.

20h20 UEMS apresenta “A construção da cidadania por meio de uma experiência com a literatura: a remição de pena pela leitura numa unidade prisional no entorno da Rota Bioceânica” – Professor Dr. Anailton de Souza Gama.

20h30 UEMS apresenta “Geografia histórica e história do lugar na Rede Belavistense de Jornais: o acervo digital como preservação da memória geo-histórica no Sudoeste do estado de Mato Grosso do Sul” – Professor Dr. Tiago Satim Karas.

20h40 UEMS apresenta “Projeto CineGeo: entretenimento e reflexão por meio de filmes e documentários” Professora Dra. Ana Maria Soares de Oliveira – com exibição do Filme: Uma história de Amor e Fúria.