Campanha de vacinação de Jardim é tema de reportagem da TV Morena

Publicado em: 18/09/2023 15:12 | Fonte/Agência: Assessoria de Comunicação | Autor: Fabio Pellegrini

Campanha de vacinação de Jardim é tema de reportagem da TV Morena

A campanha de multivacinação de Jardim está prestes a atingir a meta da Secretaria Municipal de Saúde, que é vacinar 95% da população do município. O sucesso é tanto que uma equipe da TV Morena, afiliada da Rede Globo de Televisão, veio a Jardim na quinta-feira gravar uma reportagem.

O tema foi a história de vida da vacinadora Rosana Aparecida, que por falta de vacina durante sua infância, contraiu uma inflamação nos ossos que a deixou com uma deficiência física.

A experiência ao longo da vida, envolvendo o preconceito desde criança e na juventude, com a deficiência física que dificulta ela em se locomover, foi convertid em força de vontade para exercer com plena dedicação seu ofício de auxiliar de enfermagem.

Hoje com 50 anos, ela tem sequelas por falta de uma vacina. A doença podia ser evitada se tivesse sido vacinada. Rosana é servidora municipal no ESF 1, no Parque das Araras, que atende uma região de 13 bairros, com cerca de 5 mil habitantes.

Nesta campanha de vacinação, ela mobilizou pessoas e comerciantes para doarem prêmios. Dessa forma, quem toma vacina no ESF 1, recebe um cupom para preencher, inserir numa urna e concorrer aos prêmios entre os vacinados.

Em todas as sete unidades de saúde de Jardim os números mostram que a campanha está alcançando seus objetivos, com a adesão da população.

Ela usa sua história de vida para alertar as pessoas: “Sei a dor que é viver com uma doença prevenível por vacina e não quero que ninguém passe por isso. Vacinas salvam”, disse Rosana.

Assista a reportagem na íntegra aqui.

Programa Nacional de Imunizações

Doenças que causavam milhares de vítimas no passado, como varíola e poliomielite, foram erradicadas. Outras doenças transmissíveis também deixaram de ser problema de saúde pública porque foram eliminadas no Brasil e nas Américas, como o sarampo, rubéola e rubéola congênita.

O Programa Nacional de Imunizações do Brasil tem avançado ano a ano para proporcionar melhor qualidade de vida à população com a prevenção de doenças.  Tal como ocorre nos países desenvolvidos, o Calendário Nacional de Vacinação do Brasil contempla não só as crianças, mas também adolescentes, adultos, idosos, gestantes e povos indígenas. No total, são disponibilizadas na rotina de imunização 19 vacinas cuja proteção inicia ainda nos recém-nascidos, podendo se estender por toda a vida.

As vacinas são seguras e estimulam o sistema imunológico a proteger a pessoa contra doenças transmissíveis. Quando adotada como estratégia de saúde pública, elas são consideradas um dos melhores investimentos em saúde considerando o custo-benefício.

O Programa Nacional de Imunizações do Brasil é um dos maiores do mundo, ofertando 45 diferentes imunobiológicos para toda a população. Há vacinas destinadas a todas as faixas-etárias e campanhas anuais para atualização da caderneta de vacinação.

Nesta segunda-feira, 18 de setembro, o Programa Nacional de Imunizações completa 50 anos.