Jardim realiza Dia D da vacina contra paralisia infantil neste sábado

Publicado em: 04/06/2024 07:18 | Fonte/Agência: Assessoria de Comunicação | Autor: Fabio Pellegrini

Jardim realiza Dia D da vacina contra paralisia infantil neste sábado

Foto: Fernando Frazão/ Agência Brasil

O Dia D da vacinação contra a poliomielite, que causa a paralisia infantil, acontece no sábado (8 de junho) em Jardim. Todas as crianças menores de 5 anos devem comparecer aos postos de saúde para ser imunizadas. Todas as unidades de saúde estarão atendendo das 8h às 13h.

A data integra a  Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, definida pelo Ministério da Saúde, em consonância com a Secretaria de Estado de Saúde, que teve início em 27 de maio e vai até 14 de junho.

No município, são 1.350 doses para crianças de 1 a 4 anos deverão tomar uma dose da Vacina Oral Poliomielite (VOP), conhecida popularmente como gotinha, desde que já tenham recebido as três doses de Vacina Inativada Poliomielite (VIP) do esquema básico.

A vacinação é a única forma de prevenção da poliomielite. Todas as crianças menores de cinco anos de idade devem ser vacinadas conforme esquema de vacinação de rotina e na campanha nacional anual. Desde 2016, o esquema vacinal contra a poliomielite passou a ser de três doses da vacina injetável – VIP (2, 4 e 6 meses) e mais duas doses de reforço com a vacina oral bivalente – VOP (gotinha). A mudança está de acordo com a orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS) e faz parte do processo de erradicação mundial da pólio.

O último caso de poliomielite no Brasil ocorreu em 1989, e em 1994 o país recebeu a certificação de área livre de circulação do poliovírus selvagem. No entanto, em 2023 o País foi classificado como de alto risco para a reintrodução do poliovírus pela Comissão Regional para a Certificação da Erradicação da Poliomielite na Região das Américas (RCC)4.

Dessa forma, a Prefeitura de Jardim convoca pais e responsáveis para levarem as crianças para vacinar nas unidades de saúde mais próximas de suas casas. É necessário levar cartão SUS e caderneta de vacinação.

Dia D de Vacinação contra a Poliomielite

Todas as unidades de saúde

Das 8h às 13 horas

Levar cartão SUS e caderneta de vacinação.