Artesãos de Jardim prestigiam a reinauguração da Casa do Artesão de Campo Grande

Publicado em: 20/03/2023 16:13 | Fonte/Agência: Assessoria de Comunicação | Autor: Fabio Pellegrini

Em comemoração ao Dia do Artesão, comemorado em 19 de março, um grupo de artesãos de Jardim prestigiou a reinauguração da Casa do Artesão de Campo Grande, na tarde de domingo (19 de março).

O transporte foi providenciado pela Prefeitura de Jardim, por meio do Departamento da Cultura da Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico, com o objetivo de prestigiá-los, valorizando  e promovendo a troca de experiências.

A obra de restauro e conservação da Casa do Artesão teve investimento de R$ 2,5 milhões por meio do programa “Retomada MS”, do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS). No local estão expostas cerca de 2 mil peças de 800 artesão de todo o Mato Grosso do Sul.

Na Casa do Artesão, Jardim é representado pelo projeto Arte em Osso, reconhecido por diversas entidades, tendo sido ganhador, por duas vezes, do prêmio Top 100 do Sebrae.

O grupo retornou inspirado e feliz com o que o que viu. A artesã Maria Simone se encantou: “A gente volta com milhares de ideias, a cabeça amplia, as ideias fervilham, os olhos brilham quando vemos as peças de outros. Isso é muito bom!”

Na ocasião, além de visitar o espaço, que foi totalmente revitalizado, o grupo tratou com a equipe da Gerência de Artesanato da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul sobre o cadastro de novos artesãos de Jardim, a expedição da carteirinha para os ainda não cadastrados, e a possibilidade de expor e comercializar as peças no local.

A turismóloga Fernanda Pinheiro, do Departamento de Cultura de Jardim, parabeniza o grupo pelo Dia do Artesão: “Agradeço e parabenizo todos os artesãos jardinenses, que, com a habilidade de suas mãos, transformam matéria-prima em lindas peças, únicas e especiais. Com o apoio da FCMS, teremos em breve mais cursos de aperfeiçoamento para atender aos anseios dos artesãos”.

Quem quiser conhecer, adquirir e valorizar o artesanato de Jardim, pode ir à Feira na Praça do Encontro, todo sábado, a partir das 16 horas.