Busca ativa garante direitos às famílias realmente necessitadas

Publicado em: 19/05/2023 17:50 | Fonte/Agência: Assessoria de Comunicação | Autor: Fabio Pellegrini

Busca ativa garante direitos às famílias realmente necessitadas

Equipes da Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Habitação (Semasth), por meio Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) estão realizando visitas na área rural para efetuar o processo de Averiguação Cadastral Unipessoal, direcionado às famílias unipessoais, compostas por uma única pessoa.

Na semana passada já foram visitadas as localidades de Assentamento Arataba, Recanto do Rio Miranda, Mimoso, Acampamento Sete Estrelas e Boqueirão.

Trata-se de determinação do Ministério da Cidadania, já que foi observado um aumento gradativo do número de famílias unipessoais ao longo da história do Cadastro Único, que se intensificou após novembro de 2021, passando de 8,9 milhões de registros para 13,9 milhões em outubro de 2022.

Nesse sentido, o Ministério da Cidadania quer compreender o motivo pelo qual houve esse aumento significativo de registros unipessoais. Com isso, a equipe do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) já está realizando visitas na área urbana também para atualizar os dados dessas famílias, por meio de visita domiciliar para garantir o direito aos benefícios das famílias que realmente necessitam.