Atendimento: 2ª a 6ª feira 07h00 às 13h00 (Horário MS)
(67) 3209-2500

Acessibilidade

A+
A-

Temperatura

Sábado é o dia D da vacinação em Jardim


Publicado em: 09/04/2024 08:48 | Fonte/Agência: Assessoria de Comunicação | Autor: Fabiop Pellegrini

Sábado é o dia D da vacinação em Jardim

Foto: Divulgação SES


Neste sábado, 13 de abril, acontece dia D da vacinação em Jardim. Todas as unidades de saúde estarão abertas das 7h às 13h para atender de bebês de 6 meses, crianças, adolescentes, jovens, gestantes, adultos, até idosos, para atualização do calendário vacinal. O objetivo é atualizar a caderneta de vacinação de toda a família, garantindo a imunização de todos.


É necessário levar a caderneta de vacinação e o cartão do sus. 


A vacina da gripe (influenza), está disponível para crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade; trabalhadores da saúde; gestantes; mulheres em pós-parto; professores do ensino básico e superior; povos indígenas vivendo fora de terras indígenas; pessoas em situação de rua; profissionais das forças de segurança e salvamento; profissionais das Forças Armadas; e maiores de 60 anos, além de pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais independentemente da idade; pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso e funcionários do sistema de privação de liberdade.


A vacina contra a dengue é destinada a adolescentes de 12 a 14 anos. 


Importância de vacinar


Doenças que causavam milhares de vítimas no passado, como varíola e poliomielite, foram erradicadas. Outras doenças transmissíveis também deixaram de ser problema de saúde pública porque foram eliminadas no Brasil e nas Américas, como o sarampo, rubéola e rubéola congênita. Tudo isso graças às vacinas.


O Programa Nacional de Imunizações do Brasil tem avançado ano a ano para proporcionar melhor qualidade de vida à população com a prevenção de doenças. Tal como ocorre nos países desenvolvidos, o Calendário Nacional de Vacinação do Brasil contempla não só as crianças, mas também adolescentes, adultos, idosos, gestantes e povos indígenas. No total, são disponibilizadas na rotina de imunização 19 vacinas cuja proteção inicia ainda nos recém-nascidos, podendo se estender por toda a vida.


As vacinas são seguras e estimulam o sistema imunológico a proteger a pessoa contra doenças transmissíveis. Quando adotada como estratégia de saúde pública, elas são consideradas um dos melhores investimentos em saúde considerando o custo-benefício.


O Programa Nacional de Imunizações do Brasil é um dos maiores do mundo, ofertando 45 diferentes imunobiológicos para toda a população. Há vacinas destinadas a todas as faixas-etárias e campanhas anuais para atualização da caderneta de vacinação.


Difteria, coqueluche, tétano, hepatite, meningites, febre amarela, tuberculose, rubéola, caxumba, poliomielite, gripe, sarampo, rubéola e covid são algumas doenças graves que podem levar à morte. A vacina é a melhor forma de prevenção e está disponível gratuitamente para toda a população. Neste sábado, esperamos vocês!