Casa da Mulher Jardinense é citada como referência na Comissão de Direitos Humanos do Senado

Publicado em: 25/06/2024 07:23 | Fonte/Agência: Assessoria de Comunicação | Autor: Fabio Pellegrini

Foto: Pryscilla Silva

Durante reunião da Comissão de Direitos Humanos - CDH - no Senado da República, na quarta-feira (19 de junho), a senadora Soraya Thronicke fez reverências à Casa da Mulher Jardinense, órgão municipal de defesa das mulheres, instituído em 2022 pelo Município de Jardim, com aval da Câmara de Vereadores.

"A Casa da Mulher Jardinense no Mato Grosso do Sul é um exemplo de defesa da mulher. Nós temos espalhado e investido por emendas nas salas Lilás, que é um espaço na delegacia do município, nas cidades onde não há uma delegacia da Mulher e quando não há também a Casa da Mulher brasileira. Aumentou muito o número de denúncias porque as mulheres se sentem mais seguras. Então é importante isso", disse a senadora durante a reunião (assista aqui https://www.instagram.com/p/C8e2Z8hPrwQ/).

A Casa da Mulher Jardinense foi instituída por meio da Lei municipal nº 2054/2022, em agosto de 2022. O projeto da Casa da Mulher Jardinense foi enviado pelo Executivo municipal e aprovado de forma unânime pelos vereadores da Câmara Municipal. A Sessão foi marcada pela emoção das pessoas presentes, com a lembrança da servidora municipal Sandra Regina Herter, vítima de feminicídio em maio de 2019, que nomina a lei municipal 2016/2021 de combate ao feminicídio em Jardim.

A Casa da Mulher Jardinense é um espaço acolhedor, que funciona em cooperação entre o Estado do Mato Grosso do Sul e o Município de Jardim. Localiza-se em um dos bairros mais populosos  de Jardim (Vila Brasil), e constitui parte da rede de enfrentamento à violência doméstica, visando atender a todos os tipos de violência baseadas em gênero, conforme a política nacional de enfrentamento, oferecendo às mulheres em situação de violência o acolhimento em serviços de referência e atendimento humanizado.

A Casa disponibiliza espaço de escuta qualificada e privacidade durante o atendimento para proporcionar ambiente de confiança e respeito às mulheres, incentivando a formação e a capacitação de profissionais para o enfrentamento à violência contra as mulheres e contribuir para o fortalecimento da mulher e rompimento do ciclo de violência.

Além do setor psicossocial de atendimento à mulher em situação de violência, conta com uma Delegacia de Atendimento à Mulher que atende mulheres em situação de violência doméstica e familiar, bem como vítimas de violência de gênero, desde o registro da ocorrência até a conclusão do procedimento investigativo. Do mesmo modo, atende crianças e adolescentes vítimas de crimes de qualquer natureza, e pessoa idosa vítima quando a idade for fator determinante para o delito.

No primeiro ano foram mais de 250 boletins de ocorrência de violência doméstica e de gênero registrados. Além disso, mais de 70 mulheres recebem atendimento psicoterapêutico e mais de 280 atendimentos psicossociais individuais e grupais.

No mesmo prédio, com Delegacia de Atendimento à Mulher, Assistente Social, psicóloga clínica, grupos de reflexão, ou seja, ofertando um serviço público global, em que toda a rede de enfrentamento à violência contra mulher atua simultaneamente.

A Casa da Mulher Jardinense fica na rua Valfrido Coimbra Grubert, 162, no Conjunto Habitacional Paraíso, em Jardim. Os telefones para contato são (67) 99987 9865 e 3251 6397. O email é cmjardinense@gmail.com .