Campanha agosto Lilás promove Workshop de Defesa Pessoal para as Mulheres em Jardim

Publicado em: 10/08/2022 11:40 | Fonte/Agência: Assessoria de Imprensa | Autor: Priscylla C. Silva e Priscila Porangaba

Fotos: Wender Correa

O Workshop é um curso de curta duração que busca ensinar a teoria da defesa pessoal, técnicas eficazes e de simples aprendizado para situações típicas de abuso para as mulheres.  Ministrado pelo professor de jiu jitsu da academia Cauby, Nilson Velasquez, o workshop faz parte das ações da Campanha do Agosto Lilás promovidas pela Coordenadora de Políticas Públicas para as Mulheres, Ana Cláudia Serra Pleutin, da Prefeitura de Jardim.

AGOSTO LILÁS

O “agosto lilás” é uma campanha de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher, executada no estado de Mato Grosso do Sul por órgãos governamentais e não governamentais, que foi lançada em 1º de junho de 2016 e posteriormente instituída por meio da lei estadual nº 4.969 de 2016, com objetivo de divulgar a Lei Maria da Penha.

A campanha nasceu em 2016 para comemorar os 10 anos da lei, reunindo diversos parceiros governamentais e não governamentais para ações de mobilização, palestras e rodas de conversa, desde então se fortalece e se consolida como uma grande campanha da sociedade no enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher.

Jardim ganha novamente Selo Social “Prefeitura Amiga Da Mulher”

O selo social “prefeitura amiga da mulher” foi instituído com objetivo de conhecer, valorizar e divulgar as práticas inovadoras e programas de enfrentamento à violência contra mulheres e de incentivo ao empreendedorismo feminino, desenvolvidas pelas prefeituras municipais de mato grosso do sul, que possuam organismo de políticas para mulheres (OPMS).

Em 2021, Jardim recebeu o selo pelo projeto Dona de Mim, que busca desenvolver o potencial das mulheres assistidas por meio de diálogos e oficinas, e é aplicado pela psicóloga do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), Daniely Lopes da Silva. Agora em 2022, a Prefeitura de Jardim recebe novamente o prêmio pelo projeto Yoga com mulheres - ativando o poder e o equilíbrio do feminino, desenvolvido pela Coordenadora de Políticas Públicas para as Mulheres, Ana Claudia Pleutin.

WORKSHOP DE DEFESA PESSOAL

O evento aconteceu no Ginásio de Esportes Ticão e, além de aprender importantes técnicas e habilidades para se desvencilhar e neutralizar possíveis importunações, ataques ou agressões, a luta também traz benefícios físicos para o corpo e mente, gerando bem-estar e sensação de segurança para que exerçam atividades do cotidiano e de possível vulnerabilidade com mais tranquilidade.

A Prefeita de Jardim, Dra. Clediane Matzenbacher, esteve presente e participou das atividades e da aula de defesa pessoal. Além da prefeita, também estiveram presente as Secretárias Tâmara Sanches, de Governo; Cleide Antônia Dias Portilho, de Finanças; Juçara Aparecida de Oliveira, de Educação; Marilsa Nascimento Bambil, de Assistência Social; e o Secretário de Saúde, Ivanildo Ribeiro; além da presença do Presidente da Câmara Municipal de Jardim, vereador Glaucio Cabreira, da vereadora Tereza Moreira, da Assessora Jurídica da Câmara, Dra. Izabel Cristina Ribeiro de Oliveira; Dra. Allana Marielle Mazaro Zarelli, Delegada titular da delegacia de atendimento a mulher (DAM); Delegado Regional de Polícia Civil, Dr. Amylcar Eduardo Paracatu Romero; as Diretoras das Escolas Castelo Branco, Honorina; Escola Beracy Brunet Barbosa, Kátia Farias; e do CIEI José Joaquim Monteiro de Castro; Aparecida Teixeira Pereira.