Jardim celebra Semana da Educação Especial com atividades inclusivas em toda a rede de ensino

Publicado em: 15/08/2023 16:17 | Fonte/Agência: Assessoria de Comunicação | Autor: Fabio Pellegrini

Na semana passada, Centros Integrados de Educação Infantil e Escolas Municipais de Jardim desenvolveram atividades alusivas à Semana da Educação Especial. Dos 2. 919 alunos matriculados na rede pública municipal de ensino, distribuídos em quatro CIEIs e sete Escolas, 118 são alunos especiais, ou seja, com alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação.

Esses alunos têm a companhia de professores de apoio, que os acompanham no dia-a-dia escolar, com formação especializada para desempenhar essa importante função.

Ao longo da semana foram desenvolvidas atividades que estimularam a inclusão social pela educação, de forma que o aluno especial se sinta parte do conjunto escolar, dessa forma, as outras crianças podem reconhecer o colega como uma criança normal, convivendo e de forma harmoniosa, interativa e respeitosa.

Estudos indicam que a criança incluída desde a educação infantil tem muito mais condições de seguir na escola e manter sua trajetória de forma produtiva e enriquecedora, explica a coordenadora municipal da Educação Especial de Jardim, Leidi Carmem Assmann.

“As atividades desenvolvidas possibilitaram que as outras crianças pudessem simular as dificuldades diárias de uma pessoa com necessidades especiais, de forma que pudessem compreender - na prática – a realidade da deficiência e então vislumbrar a necessidade de ser tratado com respeito e equidade”, explicou ela.