Semana de Educação Infantil e Feira Literária começam nesta segunda em Jardim

Publicado em: 20/08/2023 16:45 | Fonte/Agência: Assessoria de Comunicação | Autor: Fabio Pellegrini

Semana de Educação Infantil e Feira Literária começam nesta segunda em Jardim

Poetas, músicos, escritores, estudantes, acadêmicos e professores da rede de ensino e público em geral se reúnem em Jardim a partir desta segunda-feira (21 de agosto) para a Flija - Feira Literária de Jardim e para Semana de Educação Infantil, que acontecem até sexta-feira (25 de agosto) no Centro de Convenções com diversas atrações artísticas e culturais.

A realização é da Prefeitura de Jardim, por meio da Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico e da Secretaria Municipal de Educação.

“A Flija - Feira Literária de Jardim tem o objetivo de valorizar a produção literária sul-mato-grossense, em especial os autores do interior de Mato Grosso do Sul e os jardinenses, com obras de extrema relevância para a construção e manutenção da cultura e história de nosso povo”, explica o secretário municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Mario Sérgio Pache.

Já a Semana da Educação Infantil de Jardim é um evento que reúne os Centros Integrados de Educação Infantil (Cieis) do município e as Escolas Municipais, sendo  realizada desde 2021.

A secretária municipal de Educação, Carla Gabriely Mundier, explica que o Dia Nacional da Educação Infantil é comemorado no dia 25 de agosto em homenagem a Zilda Arns, médica-pediatra que morreu em um terremoto no Haiti. “Ela era uma grande lutadora das causas infantis. Além de homenageá-la, a população terá a oportunidade de assistir apresentações culturais dos alunos da rede pública de ensino, além de prestigiar lançamentos de livros, entre outras atrações”, disse a secretária.

Os eventos acontecem gratuitamente no Centro de Convenções Oswaldo Fernandes Monteiro, das 19 às 22h30 na semana de 21 a 25 de agosto

Confira a programação:

21/08 Segunda

19h Apresentação Banda Municipal Cabral

19h30 Solenidade de abertura

20h Homenagem à Zilda Arns Neumann

20h15 Homenagem aos escritores jardinenses

20h30 Projeto Música Erudita nas Escolas e Universidades - Apresentação de Música Erudita com Evandro Dotto, Bianca Danzi e Gabriel Almeida (Fundo de Investimentos Culturais de MS)

22/08 Terça

19h Apresentação CIEI Fernando Augusto de Freitas

19h30 Apresentação Escola Municipal Zeus Benevides

20h Apresentação Escola Municipal Castelo Branco

20h30 Pandeirando histórias

20h45 Apresentação musical Juliana Albuquerque

21h Apresentação Escola Estadual Coronel Rufino

21h15 Apresentação Cultural Ossuna Braza

21h Apresentação Musical - Ossuna Braza

21h30 Escritora Juçara A. de Oliveira – Passarinho na gaiola

22h Escritora Rita Carmem Braga Lima – O nome de Jardim

23/08 Quarta

9h Apresentação CIEI Joaquim M. Castro

19h30 Apresentação Escola Municipal Oswaldo F. Monteiro

20h Apresentação Meninas Super Poderosas

20h15 Apresentação Escola Estadual Antônio P. Pereira –Sítio do Pica-pau Amarelo

20h30 Escritor James Jorge Barbosa Flores - Conto Os 3 Catetinhos

21h Escritora Cleonice Câmara Canto Aranha – Talento

21h30 Escola Estadual Cel. Juvêncio – O ensino de Libras – Marlene Moreira

22h Filme Cine Centímetro- Cineasta Dannon Lacerda

24/08 Quinta

19h Apresentação CIEI Geraldo N. Martins

19h30 Apresentação Escola Municipal Estácio Cunha Martins

19h45 Apresentação Escola Cívico-militar MARC

20h Apresentação Teatral Trupe Guavira – Meu lugar é aqui

21h Roda de Poetas

21h30 Projetos Instituto Federal – IF Poesia além do Papel

22h Apresentação musical Instituto Federal – IFMS

25/08 Sexta

19H CIEI Aparecida S. Jacob

19H30 Escola Municipal Rufina Caldas

19H45 Escola Beracy B. Barbosa

20H Escritora Aparecida P. P. de Barros – Mia Minhoquinha

20h10 UEMS apresenta “As vozes das mulheres e as muitas diversidades literárias” - Professora Dra. Adélia Maria Evangelista Azevedo.

20h20 UEMS apresenta “A construção da cidadania por meio de uma experiência com a literatura: a remição de pena pela leitura numa unidade prisional no entorno da Rota Bioceânica” – Professor Dr. Anailton de Souza Gama.

20h30 UEMS apresenta “Geografia histórica e história do lugar na Rede Belavistense de Jornais: o acervo digital como preservação da memória geo-histórica no Sudoeste do estado de Mato Grosso do Sul” – Professor Dr. Tiago Satim Karas.

20h40 UEMS apresenta “Projeto CineGeo: entretenimento e reflexão por meio de filmes e documentários” Professora Dra. Ana Maria Soares de Oliveira – com exibição do Filme: Uma história de Amor e Fúria.