Cidema convoca comerciantes de Jardim para orientações sobre comércio de produtos de origem animal

Publicado em: 17/11/2023 16:33 | Fonte/Agência: Assessoria de Comunicação | Autor: Fabio Pellegrini

Foto: Priscylla Silva

O Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Integrado das Bacias dos Rios Miranda e Apa – CIDEMA - em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agronegócio e da Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Jardim convocam pequenos produtores, feirantes e comerciantes de açougues, mercados e peixarias de Jardim e região para uma reunião técnica onde serão prestadas orientações do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) para comercialização de produtos de origem animal. O SIM é um selo de certificação de produção e industrialização das carnes e derivados, ovos e derivados, leite e derivados, pescados e derivados e mel e outros produtos apícolas, que garante a comercialização desses produtos dentro da área geográfica do município do produtor. A reunião acontece na próxima terça-feira (21 de novembro), às 9 horas, no Centro de Convenções de Jardim. O médico-veterinário Everton Perez e o secretário-executivo do Cidema, Edmur Caccia Júnior, vão explanar sobre a legislação vigente e os procedimentos quanto à implantação, transição para o SIM consorciado, documentos necessários, operacionalização e procedimentos para futura aquisição do Selo. Os sistemas brasileiros de inspeção sanitária de produtos de origem animal são regulamentados por um conjunto de leis, decretos, resoluções, portarias e outros instrumentos legais. Essa legislação trata do funcionamento dos serviços de inspeção e fiscalização sanitária dos estabelecimentos produtores de alimentos. Vantagens do SIM Para as pequenas agroindústrias da agricultura familiar: Facilitação da inserção dos produtos no mercado formal – local, regional e nacional e, especialmente, o mercado institucional, como o Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE e outras compras governamentais. Para os consumidores: Segurança e qualidade higiênico-sanitária dos alimentos de origem na agricultura familiar comercializados, sem risco à saúde e ao meio ambiente. Para os municípios: Fortalecimento da economia, desenvolvimento local, implantação de novas agroindústrias, circulação de maior volume de dinheiro no comércio local e maior arrecadação de tributos.