Atendimento: 2ª a 6ª feira 07h00 às 13h00 (Horário MS)
(67) 3209-2500

Acessibilidade

A+
A-

Temperatura

Novembro Azul em Jardim tem atendimento para homens e mutirão contraceptivo para mulheres


Publicado em: 17/11/2023 20:34 | Fonte/Agência: Assessoria de Comunicação | Autor: Fabio Pellegrini

Novembro Azul em Jardim tem atendimento para homens e mutirão contraceptivo para mulheres

Foto: Arquivo

O mês de novembro está repleto de ações em Saúde no município de Jardim. A Secretaria Municipal de Saúde e instituições parceiras estão realizando diversas ações voltadas à saúde do homem e também das mulheres.


Do dia 21 (terça) ao dia 25 (sábado), o Senar traz a Jardim a unidade móvel odontológica que  estará atendendo em frente à unidade básica de saúde Nestor Pereira, com consultas diárias de tratamentos básicos em saúde bucal, como restauração, limpeza, raios-x e avaliação odontológica. Serão atendidos 14 pacientes dia, sendo sete por período, conforme a ordem de chegada.


Saúde do Homem


No dia 22 (quarta-feira), o ESF 3 Galton Carvalho Leite terá atendimento em horário estendido, das 7h às 11h e das 13h às 19h com consultas médicas, aferição de pressão, testes rápidos, atualização vacinal, orientações, ações educativas e solicitação de PSA para homens acima de 40 anos.


No dia 23 (quinta-feira), a partir das 8 horas acontece uma capacitação sobre o projeto social de “Entrega Voluntária”, com o Ministério Público e equipe multidisciplinar da saúde. 


No dia 25 (Sábado), o SENAR traz diversas especialidades médicas a Jardim: oftalmologista, pediatra, urologista, dermatologista e ginecologista. Além das consultas, haverá  coleta de preventivo para mulheres, testes rápidos e ações educativas. A ação acontecerá na unidade básica de saúde Nestor Pereira, na vila Angélica, das 7h às 13h.


Oficina Ortopédica


No dia 29 (quarta) e 1º de dezembro (quinta) acontece a Oficina Ortopédica para os pacientes que precisam de Órteses, Próteses e Meios Auxiliares de Locomoção (OPM), como cadeiras de rodas, cadeiras de banho, palmilhas, muletas, andador, bengala etc. O cadastro está sendo previamente na unidade básica de saúde Nestor Pereira até o dia 20 para cadastro e inserção no sistema, Os pacientes selecionados serão levados a Bonito nos dias específicos para avaliação de especialistas e posterior entrega das OPM.


Mutirão contraceptivo


Gestação não planejada é um problema de saúde pública, mais de 50% das gravidezes são indesejadas. Um planejamento familiar bem realizado, com indicações e aplicações dos métodos contraceptivos de forma adequada, o incentivo ao uso dos LARCs tem a capacidade de reduzir esse importante problema, contribuindo inclusive para redução de mortalidade materna e das gestações de alto risco.


Nos dias 24 e 25 acontece uma Educação Continuada Itinerante – capacitação dos profissionais médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem e implante de DIU em 80 mulheres. No dia 24 haverá aulas teóricas na UEMS, e no dia acontece a ação de inserção de DIU ocorrerá no ESF 6 Carlito Martins de Oliveira, com as mulheres previamente cadastradas. A ação é coordenada pela Associação de Ginecologia e Obstetrícia de Mato Grosso do Sul.