Prevenção: Pela primeira vez, campanha contra o HPV abrange meninos

Publicado em: 16/03/2017 12:58 | Fonte/Agência: Assessoria de Comunicação | Autor: Tharyana Durigon

Prevenção: Pela primeira vez, campanha contra o HPV abrange meninos

Foto: internet

A Prefeitura Municipal de Jardim, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está realizando durante este mês a Campanha de Vacinação contra o HPV.

A campanha abrange meninas de 9 à 13 anos de idade, que poderão tomar a primeira ou a segunda dose da vacina. E, pela primeira vez, os meninos de 12 à 13 anos também poderão tomar a primeira dose.

Ao longo do mês, os pais estarão recebendo informações e esclarecimentos nas escolas  da rede municipal de Ensino sobre a importância da vacina contra o HPV.  “Muitos pais têm resistência porque associam à doença ao ato sexual. Então, pensam que por se tratar de crianças, ainda não há necessidade de tomarem a vacina”, explicou a secretária municipal de Saúde, Marcelly Trindade. Dessa forma, a reunião nas escolas é o momento de tirarem todas as dúvidas acerca da vacina e entenderem a importância da prevenção.

HPV
O HPV é um vírus que pode causar câncer do colo do útero e verrugas genitais. A vacina distribuída pelo SUS é quadrivalente, ou seja, protege contra quatro tipos de HPV: o 6; o 11, o 16 e o 18. O 16 e o 18 estão relacionados com 70% dos casos de câncer do colo do útero.

Além da vacina contra o HPV, a campanha também abrange a vacina contra a meningite. Basta levar a carteira de vacinação das crianças.

Mais informações: Secretaria Municipal de Saúde 3251-1016