Atendimento: 2ª a 6ª feira 07h00 às 13h00 (Horário MS)
(67) 3209-2500

Acessibilidade

A+
A-

Temperatura

Visando segurança das crianças, servidores da REME têm curso de primeiros socorros

 

Publicado em: 07/02/2025 10:46 | Fonte/Agência: Assessoria de Comunicação | Autor: Everton Junior e Fabio Pellegrini

Whatsapp

 

Visando segurança das crianças, servidores da REME têm curso de primeiros socorros

Foto: Renan Trindade

De terça a quinta-feira (4 a 6 de fevereiro), 180 servidores da Rede Municipal de Ensino de Jardim (REME), dentre diretores, coordenadores, professores e funcionários administrativos, passaram pelo curso de primeiros socorros ministrado pelo 7º Grupamento de Bombeiros Militar de Jardim. O evento faz parte da programação da Jornada Pedagógica.


Foram repassados conhecimentos referentes às principais técnicas de salvamento para desobstrução das vias aéreas após engasgo, envenenamento, fratura e queimadura; a  forma correta de montar um kit de primeiros socorros, a forma correta de imobilização e transporte de vítimas, em aulas teóricas e práticas.


O curso atende à Lei Lucas (13.722/18), que obriga as escolas, públicas e privadas, de educação infantil e básica, a se prepararem para atendimentos de primeiros socorros. A lei foi criada em decorrência a um acidente que ocorreu com Lucas Begalli, uma criança de apenas 10 anos de idade, em Campinas (SP), que perdeu a vida em um simples passeio escolar. Essa fatalidade poderia ter sido evitada se houvesse preparo sobre primeiros socorros pelas pessoas responsáveis pelo evento.


O menino sofreu asfixia mecânica em questão de minutos por ter se engasgado com um pedaço de salsicha do cachorro-quente que serviram no lanche. Mas não recebeu os primeiros socorros de forma rápida e adequada. Lucas chegou a ser transferido em uma UTI móvel para o hospital, mas acabou falecendo. Ele sofreu sete paradas cardíacas em 50 minutos de tentativas de ressuscitação.