Ir para o conteúdo

Prefeitura de Jardim - MS e os cookies: nosso site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar você concorda com a nossa Política de Cookies e Privacidade.
ACEITAR
PERSONALIZAR
Política de Cookies e Privacidade
Personalize as suas preferências de cookies.

Clique aqui e consulte nossas políticas.
Cookies necessários
Cookies de estatísticas
SALVAR
Acompanhe!
CIDADÃO
EMPRESA
SERVIDOR
Notícias
SET
01
01 SET 2023
PREFEITURA
Alunos da Escola Municipal Castelo Branco têm aula de campo no Sindicato Rural de Jardim
receba notícias
As atividades desenvolvidas na visita abordaram temas das disciplinas de ciências e artes, sob o tema “o conhecimento é alimento da educação”.
Nesta semana, duas turmas do 5º ano da Escola Municipal Castelo Branco  visitaram o Sindicato Rural de Jardim para uma aula prática de conhecimento. No local é desenvolvido o projeto Passo a Passo de equoterapia, método terapêutico que utiliza o cavalo por meio de uma abordagem interdisciplinar nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência e/ou com necessidades especiais. Os estudantes também puderam conhecer a horta cultivada por técnicos do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/MS). O projeto multidisciplinar foi desenvolvido pelas professoras de Artes e professoras regentes das turmas dos 5º anos B e C da Escola Municipal Castelo Branco e envolve as competências cognitivas e socioemocionais. Segundo a professora Michele Serafim dos Santos, doutora em Educação, as atividades desenvolvidas visam despertar os estudantes para a temática que “o conhecimento é alimento da educação” e enfatizar que “encontramos a tecnologia na cidade e no campo”. O Projeto Passo a Passo tem como missão desenvolver novas competências nas pessoas com deficiência, para que estas melhorem a qualidade de vida e o bem-estar por meio de atividades de equitação acompanhadas por fisioterapeutas e fonoaudiólogas. Os estudantes também aprenderam sobre como desenvolver o plantio de hortaliças. As atividades desenvolvidas na visita abordaram temas das disciplinas de ciências e artes, pois os estudantes desenvolveram atividades junto com o técnico André, do Senar, que explanou aos estudantes como cultivar frutas, legumes e hortaliças. O técnico do Senar enfatizou algumas tecnologias utilizadas para o cultivo, como gotejamento, também explicou sobre o processo de polinização e fecundação da flor do maracujá, além de apresentar o cultivo de maxixe, abóbora, pimentão, pimenta, tomate cereja, entre outras hortaliças que lá são cultivadas. “Esta vivência extraclasse é fundamental para os alunos vislumbrarem que tanto o Projeto Passo a Passo, quanto o projeto da Horta, precisam de conhecimento, estudos, pesquisa e dedicação por parte dos seus idealizadores e dos profissionais que lá atuam”, finaliza Michele.
Fonte: Assessoria de Comunicação
Autor: Fabio Pellegrini