Projeto Agroflorestar MS – Carbono Neutro está alinhado às políticas do Governo Federal voltadas à agricultura de baixo carbono
Por meio da articulação do prefeito Juliano da Cunha Miranda (Guga), com apoio da Câmara Municipal de Vereadores e do vereador Dr. Erney Barbosa, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, em parceria com o Departamento de Agricultura Familiar e o Departamento de Meio Ambiente, realizou reuniões nos assentamentos Rio Miranda e Conquista do Mimoso para apresentar o Projeto Agroflorestar MS – Carbono Neutro.
A ação contou com a participação de técnicos e produtores rurais, que receberam mudas de espécies nativas e frutíferas na quinta-feira (23/10). Essas mudas simbolizam mais do que o início de um plantio: representam o compromisso do município com a agricultura de baixo carbono e com a preservação dos recursos naturais.
As atividades foram coordenadas pela diretora do Departamento de Agricultura Familiar Jackeline Ayala e pelo diretor do Departamento de Meio Ambiente Marcus Antonio Ruiz.
Agricultura sustentável e benefícios ambientais.
O Agroflorestar MS – Carbono Neutro está alinhado às políticas do Governo Federal voltadas à agricultura de baixo carbono (ABC+). O projeto incentiva a formação de Sistemas Agroflorestais (SAFs) — um modelo produtivo que une cultivo de alimentos, reflorestamento e proteção ambiental, além de conectar os agricultores familiares ao mercado internacional de créditos de carbono.
Esses sistemas contribuem para reduzir a emissão de gases de efeito estufa; recuperar áreas degradadas; aumentar a biodiversidade; gerar renda e segurança alimentar para as famílias rurais.
A iniciativa é fruto de uma importante parceria entre o Município de Jardim, COOPERAPOMS, SEMADESC, AGRAER, UFGD, Cresol Centro-Sul RS/MS e o Programa ACORN/Rabobank, com apoio do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul.
Para o prefeito Juliano Miranda (Guga), investir em sustentabilidade é pensar no futuro: “Estamos construindo um modelo de produção que respeita o meio ambiente e garante qualidade de vida para as próximas gerações. Jardim está fazendo sua parte pelo planeta.”
O projeto reafirma o compromisso da gestão municipal com o desenvolvimento sustentável, integrando produção, preservação e responsabilidade climática — um passo importante para que Jardim continue sendo exemplo de equilíbrio entre o homem e a natureza.
Fonte: Assessoria de Comunicação
Autor: Everton Junior