Com novos agentes capacitados, combate à dengue ganha reforços em Jardim

Publicado em: 18/09/2023 12:19 | Fonte/Agência: Assessoria de Comunicação | Autor: Fabio Pellegrini

Com novos agentes capacitados, combate à dengue ganha reforços em Jardim

Novos casos de dengue continuam sendo registrados em Jardim e a Secretaria Municipal de Jardim, por meio da Vigilância em Saúde e Controle de Endemias, pede a população que siga realizando o monitoramento em residências e comércios em busca de objetos que armazenem água e possam se tornar criadouros de larvas do mosquito.

A Prefeitura de Jardim realizou um processo seletivo e contratou novos agentes de controle de endemias e agentes comunitários de saúde. Eles realizaram curso de formação na semana passada e já estão nas ruas visitando a comunidade e orientando as pessoas. São 21 novos agentes distribuídos pelas unidades de saúde para percorrer os domicílios visitando as casas e comércios.

Os agentes percorrem toda a área urbana e coletam amostras de larvas em água em diversos pontos. As larvas são encaminhadas à sede do controle de vetores, onde são analisadas em microscópios pelos técnicos e 90% tem dado positivas para o mosquito Aedes aegipty.

“Com as altas temperaturas, a população deve se manter atenta e redobrar os cuidados para evitar possíveis criadouros do mosquito, transmissor da dengue, chikungunya e zika”, alerta o coordenador da vigilância, Alisson Ribeiro.

Caso queira tirar dúvidas e obter mais informações, a população pode ligar para 3251 1815.

Jardim contabiliza mais de 390 casos de dengue de 1º de janeiro até hoje, sendo 23 graves, nenhum caso de zika vírus e dois casos de chikungunya.

Confira as orientações dos agentes da Saúde:

• Evite água parada, em qualquer época do ano;

• Mantenha bem tampado tonéis, barris de água e caixas d’agua;

• Guarde pneus em locais cobertos;

• Remova galhos e folhas de calhas;

• Não deixar água acumulada sobre a laje;

• Encha pratinhos de vasos com areia até a borda ou lave-os uma vez por semana e faça sempre a manutenção de piscinas.

• Feche bem os sacos de lixo e não deixe ao alcance de crianças e animais.

Além disso, é importante trocar água dos vasos e plantas aquáticas uma vez por semana; colocar lixos em sacos plásticos em lixeiras fechadas; manter garrafas de vidro e latinhas de boca para baixo; tampar ralos; catar sacos plásticos e lixo do quintal, entre outras medidas que impeçam o acúmulo de água e de sujeiras.

Sintomas

Fique atento aos sintomas da dengue como febre alta, dor de cabeça intensa, dor nas articulações e erupção cutânea, e os sinais e sintomas de alarme que podem apresentar dor abdominal intensa, vômitos persistentes, diarreia, desânimo e sangramento de mucosa.

Faça sua parte e evite a proliferação do mosquito.