Vacinação antirrábica de cães e gatos acontece no sábado em 13 pontos de Jardim

Publicado em: 19/09/2023 08:52 | Fonte/Agência: Assessoria de Comunicação | Autor: Fabio Pellegrini

Vacinação antirrábica de cães e gatos acontece no sábado em 13 pontos de Jardim

Foto: Priscylla Cavalcante

No próximo sábado (23 de setembro) acontece o dia D da vacinação antirrábica de cães e gatos em Jardim. Serão 13 pontos distribuídos por toda a cidade para vacinar gratuitamente os animais de estimação, visando a comodidade de todos os moradores. A área rural já foi atendida desde agosto.

A vacinação dos animais é importante para a saúde deles e também da comunidade. A vacinação será realizada das 7h30 às 11h e das 13h às 17h. A campanha MS Contra a Raiva é coordenada pela Secretaria de Estado de Saúde, em parceria com o município. A Secretaria Municipal de Saúde pretende aplicar mais de 5 mil doses da vacina durante a campanha em Jardim.

Transporte adequado

Durante a vacinação, é importante que os gatos sejam transportados em caixas apropriadas para garantir seu conforto e tranquilidade durante a imunização.

Para os cães, é aconselhável que estejam com coleira e guia, enquanto animais de grande porte devem usar focinheira. Um adulto responsável deve acompanhar o animal durante todo o procedimento.

Podem ser vacinados animais a partir de 4 meses de idade e em bom estado de saúde. Fêmeas gestantes ou em fase de amamentação também podem ser vacinadas.

Durante a ação deste ano não será permitida a retirada de doses de vacina para aplicação em casa, enfatizando a importância da vacinação supervisionada.

A raiva é uma doença grave, que pode levar à morte, incluindo seres humanos, sendo transmitida principalmente por mordidas de animais infectados. Os principais sintomas incluem agressividade, mudanças no comportamento, salivação excessiva, dificuldade para engolir, convulsões e paralisia.

Para mais informações, entre em contato com a Secretaria Municipal de Saúde pelo telefone 3251-1815.

Confira os locais de vacinação:

Unidade Básica de Saúde Nestor Pereira (Vila Angélica)

UEMS (Vila Camisão)

ESF 6 Dr. Carlito Martins de Oliveira (Vila Angélica 2)

ESF 3 Galton Carvalho Leite (Vila Carolina)

IAGRO (Jardim Aeroporto)

Escola Municipal Beracy Brunet Barbosa (Cohab Aeroporto)

Centro Comunitário da Vila Brasil

Escola Municipal Chaquib Kadri (Parque das Araras)

Escola Municipal Santa Tereza

Praça do Encontro (Centro)

Escola Municipal Rufina Caldas (Segunda Curva)